Conteúdo oferecido por

Mitos e verdades sobre o Tesouro Direto

Mínimo a ser investido, rentabilidade, riscos: entenda como funciona o TD.

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O pagamento de R$ 9 bilhões de vencimentos do Tesouro IPCA + 2019, que ocorreu na quarta (15), considerado o maior da história, fez muita gente passar a considerar o TD como uma boa alternativa de investimento. 

Sem dúvida, atualmente ele é mais rentável que a poupança. Mas você sabe realmente como ele funciona?

Confira alguns mitos e verdades sobre o TD.

“Aplicar na poupança é mais seguro do que no Tesouro Direto.”

MITO — O Tesouro Direto é considerado um investimento mais seguro que a poupança. Enquanto a poupança é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o Tesouro Direto é protegido pelo governo federal.

“Tesouro Selic rende mais que a poupança.”

VERDADE — O Tesouro Selic rende 100% da taxa Selic (com a meta de inflação menor que 8,5% a.a). Já a poupança rende apenas 70% da taxa Selic.

Mesmo se considerarmos o imposto de renda pago sobre a rentabilidade do investimentos, o Tesouro Selic permanece sendo mais rentável que a poupança.

“Aplicar em Tesouro Direto em 2019 não vale a pena, pois é o ano da Bolsa.”

MITO — Diversificar os investimentos é um ponto importante para o sucesso das aplicações. O TD é um investimento com alto grau de segurança e excelente instrumento de diversificação. No caso do Tesouro Selic, por exemplo, o cliente sempre terá rentabilidade positiva, enquanto que na Renda Variável, ele poderá ter prejuízo, dada uma variação do preço do ativo.

“Tesouro Direto é somente para perfis de clientes conservadores.”

MITO – Há dez títulos de Tesouro Direto. Cada um com seu prazo de vencimento, rentabilidade e para diferentes objetivos de investimento.

Sendo assim, ele é indicado para clientes de todos os perfis, desde os conservadores até os arrojados.

“Aplicar no Tesouro Direto é complicado.”

MITO – A aplicação é simples e digital. O investidor pode fazer a aplicação por meio do site da XP ou do próprio Tesouro Direto. Isso pode ser feito pelo computador ou celular e em menos de um minuto.

“Não posso resgatar meu dinheiro do Tesouro Direto antes do prazo de vencimento.”

MITO – No Tesouro Direto é possível resgatar o investimento em qualquer dia útil. Inclusive, o Tesouro Selic é considerado o título perfeito para o investidor que quer formar reserva de emergência, com rentabilidade superior à poupança e sem risco de perda financeira.

“Posso perder dinheiro ao aplicar no Tesouro Direto.”

VERDADE — Caso o investidor resolva resgatar o título antes do vencimento, poderá ter perda ou ganho financeiro acima da rentabilidade contratada, dependendo do comportamento do mercado e do título investido.

Apenas o Tesouro Selic conta com rentabilidade sempre positiva e superior à poupança, independentemente do momento do resgate.

“A Poupança é melhor, já que não pago imposto de renda.”

MITO – Mesmo considerando o imposto de renda sobre a rentabilidade do Tesouro Direto, a poupança ainda assim possui rentabilidade inferior. Nos últimos três anos, por exemplo, o título Tesouro Selic rendeu 32% a mais que a poupança no mesmo período. Além disso, o investimento no Tesouro Direto é uma forma de financiar importantes obras de infraestrutura no Brasil. 

“Escolher uma opção de título do tesouro é muito complicado!”

MITO – Escolher o título mais adequado para cada objetivo é fácil e rápido. Para reserva de emergência, o mais indicado é o Tesouro Selic, com rentabilidade superior à poupança. Para médio a longo prazo, o recomendado é o Tesouro IPCA+, que te protege da inflação remunerando o valor dela mais um percentual predefinido. Há também o Tesouro Prefixado, título em que é possível saber exatamente o quanto se ganhará no momento do vencimento.

“É possível começar a investir no Tesouro com 31 reais.”

VERDADE – O valor mínimo de aplicação no Tesouro varia de acordo com cada título. O valor mínimo dos títulos variam de 31 reais até 101 reais.

Invista no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XP!.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br