Conteúdo oferecido por

Escritório de Investimentos que cresce em média 150% a.a. quer aumentar participação de mulheres no mercado financeiro

Acqua conta com uma equipe de cerca de 80 assessores, sendo 20 mulheres[PF1] , e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Salvador e, em breve, em Belo Horizonte

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

acqua_investimentosEvento na Acqua Investimentos foi realizado para trocar experiências entre mulheres no mercado de trabalho

O mercado financeiro cada vez mais abre as portas para as mulheres. Um espaço tradicionalmente masculino, que aos poucos se adapta à realidade da sociedade. Hoje, mais da metade da população do Brasil é feminina e mesmo assim, em diversos espaços elas são minoria.  

Dentro desse universo, a Acqua, escritório de investimentos ligado à XP Investimentos, foi fundada em 2012 por Eduardo Siqueira ex-integrante do time de expansão da XP. Ao montar o time de sócios, Paula Godinho Pereira Lieberbaum, que é formada em administração e tem mestrado em Estratégia pelo INSPER, se juntou ao time. “Fiz faculdade junto com o Eduardo e ele fez questão que eu trabalhasse com ele. Já tinha na consciência da importância do equilíbrio de gênero no mercado”, explica a sócia e diretora financeira do escritório. Além Eduardo e Paula, a Acqua ainda conta com mais 3 sócios diretores de peso: Edgard Castro, Paulo Barreto e Felipe Vogel.

Continua depois da publicidade

A Acqua conta com uma equipe de cerca de 80 assessores, sendo 20 mulheres, e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Salvador e, em breve, em Belo Horizonte. Atualmente, com R$ 3,1 bilhões sob custódia, o objetivo da empresa é fechar 2019 com R$ 6 bilhões e 130 assessores espalhados pelo país. “Queremos atrair mais mulheres tanto para trabalhar quanto para investir conosco”, diz a executiva.

Nos últimos 15 anos a participação de mulheres no Tesouro Direto cresceu 280%. Na bolsa, o crescimento de mulheres foi de mais de 10 vezes em 15 anos.

Ainda, para fomentar o tema a Acqua realizou um evento em homenagem ao dia das mulheres trazendo até sua sede em São Paulo profissionais com histórias de sucesso em ramos que geralmente são dominados por homens. “Foi promovida uma ação de relacionamento voltada ao público feminino interno da Acqua, para engajar nossas profissionais, fortalecer suas habilidades e dialogar sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho, em especial, na área financeira”, explica Paula.

Publicidade

Para este evento, foram convidadas cinco mulheres de destaque em mercados historicamente dominados por profissionais masculinos. A atleta medalhista mundial de Wrestling, Aline Silva, que é fundadora da Me Empodera; a jornalista Beth Romero, que trabalha também como produtora de conteúdo e eventos, especializada em esporte, saúde e cultura; Camila Tomasi, executiva de vendas Intralinks e fundadora do grupo feminino de networking do mercado financeiro Mulheres do Mercado; a economista e empreendedora Ingrid Barth e a vereadora da cidade de São Paulo, Janaina Lima (NOVO).

O objetivo do evento foi a troca de experiência dessas mulheres de destaque de diferentes ambientes com o time feminino da Acqua, debatendo os temas como comunicação, relacionamento profissional, autoconhecimento e o propósito do trabalho.

Essa atenção para o tema se reflete também em resultados para o escritório. Hoje, a Acqua cresce em média 150% ao ano. “Foi um evento muito motivacional. Damos atenção para diversidade e mostramos para nossas profissionais e clientes que temos respeito e cuidado com a questão da diversidade de gênero no escritório”, afirma.

Continua depois da publicidade

Segundo a sócia, a Acqua está na frente de muitos outros escritórios de investimentos por lidar com essa questão de forma justa. “Existe a falta de respeito de ver a mulher ainda como símbolo sexual e não como profissional competente. O mercado de trabalho como um todo precisa de equilíbrio entre homens e mulheres, não só o mercado financeiro”, diz.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.