Conteúdo oferecido por

Ex-bancários com décadas de experiência contam por que preferem o escritório de investimentos

Sérgio Loução e Sérgio Carbonera trabalharam por cerca de 40 anos em grandes bancos antes de se juntarem ao escritório da Manchester Investimentos

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Histórias de jovens empreendedores se tornaram relativamente comuns nos últimos anos, sobretudo no mercado financeiro. O que poucos sabem é que funcionários seniores também estão movimentando esse mercado com participações importantes, e esse é o caso de Sérgio Loução.

Com mais de 40 anos de experiência em algumas das maiores instituições financeiras do Brasil, foi convidado a se juntar à Manchester Investimentos no final de 2016. Se você quer entender como também pode fazer essa transição do banco para um escritório de investimentos, clique aqui.

Antes acostumado a planejar, rentabilizar e abrir agências bancárias, agora Loução foi o responsável por reforçar as equipes de assessores nos escritórios da Manchester em Joinville, Blumenau e Florianópolis, bem como por montar a nova estrutura em Curitiba – antecipada do segundo semestre deste ano para maio. “Eu tinha saído do banco e estava dando andamento a projetos pessoais na área acadêmica, mas dois colaboradores me procuraram e apresentaram esse projeto de expansão dos escritórios, e eu me encantei logo de início”, conta.

Loução tinha como tarefa diária planejar a expansão das agências nos bancos e garantir que os gerentes trouxessem rentabilidade, mas ele explica que o trabalho era desgastante. “Aquele foco no cliente que muitas vezes a gente pregava não era simples de fazer acontecer, até porque o próprio gerente tem muitas outras atribuições além dos investimentos, então quando conheci o projeto da Manchester vi que esse projeto sim tinha muito mais desse conceito de foco no cliente”, conta.

Agora, a missão é fazer com que ex-colegas dos bancos também enxerguem essa oportunidade. “Essa é uma carreira nova e um projeto de futuro diferente. Antes o gerente trabalhava com uma carteira de clientes do banco, e agora nos escritórios a carteira de clientes é própria dele. Ele é protagonista e empreendedor, e é isso o que eu procuro mostrar.” Esse foi justamente um dos argumentos usados para trazer Sérgio Carbonera para o time, um ex-colega de Loução e funcionário que também carrega consigo cerca de 40 anos de experiência em grandes bancos.


Sérgio Loução (esq.) e Sérgio Carbonera (dir.) | Crédito: Divulgação

De gerente geral a assessor

Trabalhando como gerente geral em agências de alta renda, Carbonera começou a perceber a insatisfação dos clientes com a remuneração oferecida pelos bancos e entendeu que era hora de buscar um novo projeto. “Trabalhei em só uma empresa em toda a minha carreira, foram 40 anos até me aposentar pelo banco, e hoje eu sou o meu chefe”, comemora. Livre das longas reuniões durante a manhã e sem a pressão por metas agressivas definidas de cima para baixo, Carbonera conta que a qualidade de vida aumentou consideravelmente, podendo administrar a agenda de tarefas do dia de acordo com seus próprios objetivos, ao mesmo tempo em que consegue oferecer os melhores produtos de investimentos do mercado.

Financeiramente, a troca também foi recompensadora. Ainda em fase inicial no escritório, o ex-gerente geral já conseguiu superar o salário do banco. Foram mais de 60 contas abertas nesse período, a grande maioria formada por ex-clientes. E, para reforçar a ideia de que seus clientes fizeram a escolha certa, Carbonera mostra a rentabilidade atual de seus investimentos e compara com o que teriam se continuassem nos bancos.

Mas nem tudo foi tão fácil. Carbonera lembra que teve de voltar a fazer tarefas simples, como estudar em detalhes cada aplicação, conhecendo a fundo as estruturas dos investimentos e os riscos oferecidos em cada produto. “Foi um desafio bom, eu tive que me reinventar”, diz.

A Manchester Investimentos é um escritório conectado à rede da XP Investimentos, o que permite ter acesso a dezenas de títulos de renda fixa de diferentes emissores, centenas de fundos de investimentos, COEs, e muitos outros produtos, em geral com rentabilidades bastante superiores aos grandes bancos e com custos bem inferiores.

E foi justamente essa união das duas empresas consolidadas no mercado – a Manchester Investimentos como um escritório com 40 anos de experiência e amplamente reconhecida em Santa Catarina, e a XP como uma das maiores instituições financeiras do Brasil – que chamou a atenção do ex-gerente geral quando avaliou entrar nesse mundo de assessoria de investimentos. Essa era, afinal, uma demanda dos clientes de Carbonera, em sua maioria formada por investidores seniores e de perfil mais conservador, em busca de alternativas ao banco, mas ainda dentro de uma instituição tradicional e confiável.

Clique aqui para entender como se tornar um assessor credenciado à rede da XP Investimentos.

Disclaimer: Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”), tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Fica proibida a reprodução deste material ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.