Tesouro Direto: horários de funcionamento para comprar e vender títulos públicos

Programa de compra e venda de títulos públicos permanece fechado durante feriados e fins de semana, e opera em horário determinado durante a semana

Equipe InfoMoney

O Tesouro Direto segue crescendo e batendo novos recordes. No mês passado, o programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional chegou à marca de 1,66 milhão de investidores cadastrados, sendo que mais de 540 mil estão com suas contas ativas. Para quem está pensando em entrar nesse mercado, é importante conhecer os horários de negociação para evitar erros.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os extratos ficam disponíveis para consulta todos os dias, a qualquer horário, mas isso não significa que é possível comprar ou vender a todo momento. Nos dias úteis, as negociações acontecem somente das 9h30 às 18h.

Se a compra for feita nos finais de semana e feriados ou fora desse horário nos dias úteis, a operação só é concretizada no próximo dia útil – e isso significa que a taxa é indicativa, porque será usada a taxa de abertura do mercado no dia em que a operação for concluída. Esse detalhe pode ser importante nos pregões em que houver grande oscilação de preços.

Invista a partir de R$ 100 no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Rico!

Vale lembrar que em determinadas ocasiões as negociações também podem ser temporariamente suspensas, mas quando isso acontece o próprio Tesouro Direto informa os investidores em seu site.

Nas situações em que ocorrem pagamento de juros semestrais, as negociações dos títulos públicos podem ser afetadas por questões operacionais do Tesouro Direto.

É o que aconteceu em agosto com o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2020, 2024, 2026 e 2050. Os papéis com prazos mais longos, de 2026 e 2050, deixaram de ser ofertados pelo Tesouro Nacional a partir de quatro dias úteis antes do pagamento de cupom, e todos eles não puderam ser resgatados desde dois dias antes do pagamento.

Horário de Funcionamento do Tesouro Direto

Dias Úteis Investimento e Resgate
09h30 às 18h Mercado aberto. Preço vigente no momento da operação.
18h às 05h Mercado aberto com taxa indicativa. Preço de abertura do próximo dia útil.
05h às 09h30 Mercado fechado. Apenas consultas.
Fins de Semana e Feriados  Investimento e Resgate
00h às 23h59 Mercado aberto com taxa indicativa. Preço de abertura do próximo dia útil.