Apoio

Como a inteligência artificial está guiando o mercado financeiro

Especialistas afirmam que automação, inteligência artificial e machine learning estão prestes a transformar o setor de serviços financeiros. Entenda como

Letícia Toledo

Publicidade

Google, Amazon, Facebook e outras grandes empresas que tiveram crescimento exponencial nos últimos anos foram impulsionadas pela inteligência artificial e tecnologias derivadas dela. Agora, cresce também o número de empresas do setor financeiro que se apoiam nessas soluções.

Cada vez mais empresas do mercado financeiro confiam na tecnologia para impulsionar investimentos, influenciar a tomada de decisões e ainda solucionar problemas e melhorar processos. Para trazer apenas um dado, o valor de ativos financeiros ao redor do mundo administrados por robôs chegou a US$ 222 bilhões em 2017 — mais do que o dobro do ano anterior.

“Automação, inteligência artificial e machine learning estão prestes a transformar o setor de serviços financeiros”, afirma Shawn Edwards, diretor-chefe de tecnologia (CTO) da Bloomberg.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para acessar ao relatório da Bloomberg sobre tecnologias no mercado financeiro, clique aqui.

Os benefícios e aplicações desse tipo de tecnologia são muitos. No campo inicial, a inteligência artificial é utilizada para a automação de decisões humanas simples e diretas, como o processamento de dados econômicos e a melhora da produtividade do setor financeiro.

Empresas mais sofisticadas usam o machine learning para processos como a análise de risco de contraparte, previsão do risco de falência, previsão de retornos e de lucros. Para fundos de investimentos, a tecnologia ajuda ainda na construção de portfólio e análise de sentimentos de notícias financeiras.

No caso do trading, a aplicação mais óbvia dessas tecnologias é a utilização de robôs que, com parâmetros pré-definidos, conseguem operar a compra e venda de ativos. Mas, além disso, a era do big data e das tecnologias como machine learning pode ajudar os operadores a obter muito mais valor das informações, incluindo dados relacionados a clientes, holdings, negociações e até eventos que não foram negociados. Há ganhos também ao automatizar os processos de compliance e alavancar os dados que os reguladores exigem que as empresas capturem.

Para tratar sobre as principais tendências de tecnologia para o mercado financeiro, a Bloomberg elaborou um relatório online. O conteúdo inclui capítulos que tratam de temas como o impacto das novas tecnologias na estratégia de investimentos, a extração e análise de dados, as mudanças de risco e regulamentação, o papel do trader nesse novo cenário e a diversidade e face mutável das fintechs.

O relatório pode ser acessado clicando aqui.  Para ler o conteúdo na íntegra é necessário fazer um simples cadastro.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.