Em conteudo-patrocinado

Clear traz robô para automatizar operações e elimina um dos maiores problemas para traders

"Corretora do trader" oferece possibilidade de contratar um robô para operar seguindo parâmetros definidos pelo próprio investidor

Grandes consultorias estimam que em apenas alguns anos os robôs farão boa parte dos trabalhos que conhecemos, trazendo a promessa de executarem essas tarefas com muito mais segurança e precisão. Se ainda não vemos carros autônomos rodando nas ruas, no mundo dos investimentos essa revolução está muito mais na frente e já é possível contar com o auxílio de um robô para operar no mercado. Essa novidade agora está disponível na plataforma da Clear, que acaba de oferecer para seus clientes a possibilidade de operar com a SmarttBot. Para conhecer mais e contratar seu robô, abra uma conta na Clear. 

Não é preciso entender de programação para usar o robô. Com uma interface simples, basta o investidor escolher uma estratégia, que contempla os mercados de ações e contratos futuros, e definir os parâmetros. Com base nessas definições, o robô compra e vende automaticamente conforme as mudanças de cenário. Operar desse modo traz algumas vantagens, e a precisão das operações é uma delas. Em média, o robô leva apenas 50 milisegundos para identificar o momento de entrada e saída e enviar as ordens, muito acima do que qualquer humano é capaz. Esse tempo significa que, a cada segundo, o trader consegue enviar cerca de 20 ordens.

Paulo Gomide, um dos sócios e CEO da SmarttBot, conta que ainda antes de desenvolver o robô, havia descoberto estratégias muito vencedoras, mas não conseguia colocá-las em prática porque até abrir o home broker e enviar a ordem, ou ligar para o assessor, a oportunidade já havia passado. Essa falha na execução da estratégia também reflete outro problema muito comum: a falta de tempo para acompanhar o mercado. Para operar enviando as próprias ordens, o trader precisa estar na frente do monitor quase que ininterruptamente. Almoço e férias se transformam em momentos de oportunidades perdidas, e o robô veio justamente para eliminar esse problema – conheça mais sobre a SmarttBot.

Mas, para Gomide, o grande diferencial de um robô está em eliminar o fator emocional das decisões de investimento, um dos maiores vilões para a lucratividade dos traders. “É muito comum que o investidor mais emocional influencie os resultados para baixo, porque quando começa a perder em uma estratégia ele já muda para outra, mas em muitos desses casos se ele continuasse com a estratégia teria vencido no médio ao longo prazo”, explica. “Também é comum que o trader se empolgue com um ganho e perca tudo o que ganhou e mais um pouco ao aumentar o valor do investimento e o risco assumido na próxima operação”, alerta. Você também pode ler mais sobre o assunto aqui.

Operando com segurança

Assim como qualquer operação no mercado de renda variável, os robôs também são configurados para definir os limites de ganhos e de perdas para as operações, conhecidos no mercado como stop gain e stop loss. Esses são parâmetros essenciais para manter um controle sobre as operações, porque suavizam o impacto das fortes oscilações.

O diferencial do robô é que os traders podem ir além e programar não apenas os limites de ganhos e perdas por operação, mas também por período. Ou seja, é possível configurar a disposição a ganhar ou perder por dia, semana ou mês, oferecendo maior controle sobre o conjunto das operações e melhorando o resultado geral da carteira. Para operar com o robô da SmartttBot, abra a sua conta na Clear e automatize suas operações.

Gomide sugere, no entanto, que antes de colocar o robô para rodar no mercado é importante testar suas estratégias no modo simulado. Nessa função, o investidor define todos os parâmetros exatamente como se estivesse criando um robô para operar de modo real, e o coloca para rodar no mercado. A única diferença é que neste modo as operações não envolvem dinheiro. Como os robôs não carregam o fator emocional, essa simulação oferece uma prévia fiel sobre como a estratégia se comportaria no mercado.

Quem é a SmarttBot

Com sede em Minas Gerais, a SmarttBot foi criada por quatro sócios-fundadores: Paulo Gomide (Chief Executive Officer - CEO), Leonardo Conegundes (Chief Operating Officer - COO), Felipe Machado (Chief Technology Officer - CTO) e Mateus Lana (Chief Business Development Officer - CBDO).

A ideia para desenvolver o robô começou quando Gomide e Conegundes cursavam o mestrado na PUC-Rio e UFMG, respectivamente. Na época, pesquisavam modelos de Inteligência Artifical e Machine Learning com aplicações em bolsa de valores, e foi quando encontraram modelos que poderiam obter grande sucesso com suas operações. “Mas, ao tentarmos colocar esses modelos no mercado pessoa física, enfrentamos uma grande barreira: essas plataformas eram focadas no investidor institucional, com preços proibitivos para o investidor final”, lembra Gomide.

Os robôs finalmente foram colocados no mercado em 2011, ano de lançamento da SmarttBot, mas o início não foi tão promissor quanto os sócio-fundadores estimavam. Estruturado de modo que os próprios investidores programassem os robôs, o número de adesões foi muito baixo. “Tínhamos a ilusão de que existiam muitas pessoas que, como eu, programavam e adoravam o mercado financeiro, mas percebemos que esse mercado era muito pequeno”, conta Gomide.

Foi quando a equipe resolveu dar uma guinada na plataforma, lançando uma nova versão em 2014. A SmarttBot foi fechada para desenvolvedores, e a própria empresa passou a programar os robôs com as operações mais consagradas do mercado para que os clientes finais consigam configurar suas estratégias de modo simples e intuitivo. Todos os robôs foram montados para rodar de modo compatível com smartphones e tablets.

Para quem ainda quer programar seus próprios robôs, a SmarttBot criou uma divisão na companhia focada no desenvolvimento de robôs sob demanda. A estratégia é montada pelo próprio cliente, e nesses casos a SmarttBot entra como uma espécie de consultoria de programação.

Agora, a companhia deu mais um passo: criou uma loja de estratégias para que os próprios clientes ofereçam seus robôs para a rede de usuários da plataforma, trazendo informações como o histórico das operações. “Com isso quebramos as principais barreiras desse mercado: os custos proibitivos das plataformas institucionais, além da necessidade do conhecimento específico de programação e de uma grande experiência como trader na bolsa de valores”, diz Gomide.

Para automatizar suas estratégias e operar com robôs na Clear, abra a sua conta aqui.

Disclaimer:

*O cliente é responsável pela definição da estratégia e dos parâmetros que serão utilizados para a realização dos seus investimos dentro da SmarttBot. O objetivo é oferecer uma ferramenta para o cliente automatizar as suas operações. Este material foi elaborado pela Clear Corretora, uma marca da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. As operações estruturadas são destinadas para clientes com perfil agressivos, nos termos da Política de Suitability. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.

 

 

Contato