Onboarding de clientes e compliance: conquiste melhores resultados trabalhando em conjunto

Simplifique a jornada e ofereça uma experiência otimizada para o seu cliente.

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(Shutterstock)

Publicidade

Para qualquer corretora, a entrada e permanência de novos usuários é fundamental para a viabilidade e crescimento do negócio. Por isso, estratégias que trazem agilidade e menos burocracia para o onboarding de clientes fazem toda a diferença. No entanto, as práticas de compliance exigem um trabalho rigoroso para cumprir todas as legislações, procedimentos e normas necessárias.

Com os interesses aparentemente contraditórios dessas áreas, como sua instituição financeira deve lidar com isso? Ao mesmo tempo em que precisa oferecer uma experiência positiva e simplificada para o usuário, também deve lidar com um grande volume de dados, analisá-los e garantir a segurança do negócio e de seu cliente.

Por onde começar, então? Elencamos alguns tópicos que seu negócio precisa trabalhar a fim de conquistar excelentes resultados. Confira:

Continua depois da publicidade

  1. 1. A Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário (UX) é uma área que está ganhando mais visibilidade no desenvolvimento de soluções, principalmente online. A ideia é entender toda a jornada do cliente e oferecer um processo simplificado, atrativo e rápido. Para estimular o potencial cliente a preencher o fomulário, diversos aspectos devem considerados:

É preciso basear esse trabalho em pesquisas e estudos, entender qual o perfil do seu cliente e aliar experiências positivas em todas as interações com o seu negócio.

  1. 2. A gestão do Cadastro Digital

Depois que o cliente preenche o cadastro para criar uma conta, sua empresa precisa realizar a gestão desses novos usuários, verificar as informações, solicitar alterações, realizar recadastramentos, entre outros recursos.

Continua depois da publicidade

Um processo de backoffice automatizado e de fácil usabilidade, aumentará a produtividade da sua equipe e facilitará toda a gestão de cadastros da sua instituição. Você consegue visualizar em qual etapa o cliente está parado e quais dependem da intervenção direta de um profissional de cadastro ou compliance.

  1. 3. Automação das Práticas de KYC e PLD

O trabalho de compliance precisa estar integrado ao sistema de gestão de cadastro da sua corretora. Com a automação do processo de validação cadastral, sua empresa pode utilizar APIs para consultar diversas informações e dados referentes a Know Your Client (KYC), restrições de crédito, processos de justiça, mídias negativas, pessoa politicamente exposta (PEP), prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) e muitos outros fatores.

Utilize a plataforma de cadastro digital da Cedro Technologies

Publicidade

Quer otimizar o seu processo de abertura de contas, oferecendo uma excelente experiência do usuário para o seu cliente? Conheça o Embark, a plataforma de cadastro digital desenvolvida pela Cedro Technologies!

Atuando no mercado desde 2005, a Cedro auxilia diversas empresas do mercado financeiro e de negócios digitais. Deixe seu processo menos burocrático, otimize o trabalho da sua equipe e reduza custos operacionais. Entre em contato conosco!

Conte com o apoio do Data Engine

Continua depois da publicidade

O Data Engine é outra solução desenvolvida pela Cedro Technologies para oferecer o apoio que seu negócio precisa para KYC, PLD e muito mais. Integrado a plataforma de abertura de contas, oferece validação de informações para embasar a tomada de decisões de crédito e de negócio.