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De minutos a dias: porque o tempo para abrir uma conta digital ainda é uma grande questão para as corretoras

A demora para abrir uma conta digital gera uma experiência ruim para o cliente e prejudica sua relação com a instituição financeira desde o início

Um processo de abertura de contas demorado pode arruinar a experiência do cliente em um de seus primeiros contatos com a instituição financeira. Para evitar que situações assim ocorram, o mindset das instituições deve acompanhar o processo de transformação digital que o mundo passa hoje.

Mas, afinal, porque atualmente é tão inaceitável um processo de abertura de contas demorado e burocrático?

Os clientes exigem

Com a mudança cultural que a tecnologia está proporcionando, as pessoas querem utilizar a internet para resolver rapidamente diversas atividades cotidianas, como a movimentação financeira. Por isso, as organizações devem oferecer a possibilidade de abrir uma conta direto do seu aplicativo ou site. Ficar esperando numa fila não é nem um pouco atrativo para o cliente.

Millennials são uma geração que cresceu junto com o boom da internet e possuem um perfil de consumo muito mais atrelado à tecnologia. Até 2020, serão o principal grupo de consumidores em todo o mundo. Estar preparado para a geração Y (como também é chamada) é fundamental para continuar crescendo no mercado financeiro.

A corrida entre as instituições financeiras para atender a este chamado

A competitividade é um dos principais fatores para mostrar a necessidade de atualização de uma empresa, para conquistar e manter espaço no mercado. Fintechs e bancos tradicionais já oferecem a facilidade de criar um conta online, mas, hoje, isso não é o suficiente.

Ainda há muito o que pode ser explorado desse recurso, mas é importante que a instituição financeira mostre para o cliente o quanto antes que a empresa está se transformando digitalmente.

Menos papel, menos burocracia

Você já imaginou quanto papel é gasto é um processo de abertura de contas tradicional? Além de precisar contar com o atendimento presencial, um cliente por vez, ainda existe o gasto com impressões e cópias para validar os dados fornecidos, muitas vezes, consultando diferentes fontes de dados manualmente.

Com a abertura de conta sendo realizada online, além de outros benefícios, as instituições financeiras podem contribuir com a iniciativa Green IT (TI Verde), que trabalha com o consumo sustentável, na diminuição do consumo de recursos como papel, melhor aproveitamento de equipamentos e redução de custos.

Com esse processo automatizado, todas as informações são fornecidas pelo cliente através do formulário de cadastro. Além disso, é possível vincular a gestão do cadastro a diversas APIs, que podem fazer a validação automática de dados. Uma solução muito menos burocrática e com menor custo operacional, que o modelo tradicional.

A validação de dados deve ser feita rapidamente

A confirmação ou recusa da abertura da conta é, muitas vezes, a chave do tempo gasto nesse processo.

Sem um sistema de validação automatizada de dados, a confirmação das informações dos usuários é feita manualmente, consultando cada fonte individualmente, o processo é estendido e uma resposta final demora a chegar para o cliente.

Com o processo digital, fica muito mais fácil automatizar a validação de dados através de APIs e plataformas. Assim que o cliente envia as informações através do cadastro, os dados já chegam verificados para a gestão de cadastro.

O que está por trás da demora no processo de abertura de contas?

Você já parou para pensar em quais são as causas da demora? O que está por trás desse processo?

Uma pesquisa, realizada pelo banco americano J.P. Morgan em 2018, mostrou que as fintechs ainda são as empresas que realizam o processo de abertura de contas mais rapidamente, considerando as instituições financeiras mais tradicionais.

A Cedro Technologies compilou esses dados e de outras pesquisas no infográfico “O que está por trás da demora no processo de abertura de contas?”. Acesse o material para ter um panorama sobre como esse processo é praticado no mercado, considerando a experiência do cliente e a atuação da concorrência.

Baixe o infográfico!

 

 

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