Traders iniciantes multiplicam capital em até cinco vezes com técnica simples

Análise de gráfico e controle emocional fazem parte de rotina de investidores que multiplicam capital investido em até 5 vezes.

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O termo “opções sobre ações” pode, à primeira vista, assustar até mesmo pessoas acostumadas a investir em renda variável e sugerir que poucos investidores são capazes de ganhar dinheiro com esse tipo de estratégia. No entanto, a história de Leonardo Pedro Moriondo, que conheceu há menos de um ano as estratégias para investir em opções com Fernando Góes, analista da Clear Corretora, mostra que não é necessário acumular muitos anos de estrada para conseguir multiplicar seus investimentos.

Para começar, sua formação não tem qualquer base em economia ou investimentos. Formado em educação física e trabalhando em uma oficina de reparos em aparelhos de linha branca, Moriondo tira alguns minutos do seu dia para acompanhar análises, desenhar gráficos e, na hora certa, montar ou desmontar posições colocando em prática os conhecimentos que adquiriu no curso “A Grande Tacada”. 

– Curso de Opções que custava R$ 697 pode é distribuído por R$ 0 apenas até domingo (10/02). Aprenda tudo com o analista Fernando Góes, da Clear Corretora clicando aqui

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma de suas operações recentes, ele conseguiu ganhos de cinco vezes o valor investido, com opções da BB Seguridade. A oportunidade surgiu observando os gráficos do papel no dia 9 de janeiro e Moriondo montou sua operação no dia seguinte e desmontou em 18 de janeiro, antes do vencimento do exercício no dia 21. “Foi uma operação a seco. O ganho foi de 5 para 1”, comemora.

“Achei interessante as opções por causa da questão da alavancagem. Dá para calcular o risco, quanto pode perder e quanto pode ganhar. Nós que estamos acostumado a comprar papel é estranho, porque se o preço cai a gente segura. O Góes me fez ver de outra forma, me despertou para o interesse nas opções”, conta.

Enquanto Moriondo explorava opções da BB Seguridade, outros traders exploravam o excelente momento da Bolsa para alavancar seus ganhos com outras opções.

Continua depois da publicidade

Ronny Nunes, que é economista e tem um pouco mais de experiência no mundo das opções sobre ações. Ele fez parte da turma do curso A Grande Tacada do segundo semestre de 2017 e obteve grandes lucros em janeiro com operações em duas bluechips: Petrobras e Vale.  

Nunes comprou opções de Vale no dia 24 de janeiro e vendeu no dia seguinte – antes da tragédia em Brumadinho envolvendo a mineradora. “Usei a estratégia de não fazer a trava no último dia do exercício e analisei o gráfico”, conta Nunes. Rentabilidade total da operação: nada menos que 666%.

Semanas antes, utilizando os gráficos, ele já havia encontrado uma oportunidade de ganhos com opções de Petrobras que proporcionou lucro de 233%.

Em comum entre os investidores, além do curso A Grande Tacada, está o controle emocional. “Aprendi que o psicológico é muito importante. O mercado não acaba amanhã, vão ter outras oportunidades”, comenta Nunes ao relembrar de momentos em que perdeu momento de montar a operação.

Moriondo também destaca a importância do controle emocional, fator que é enfatizado durante as aulas, e garante “não precisa ser um expert em gráfico para montar posições”.

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso às novas aulas do curso introdutório ao mercado de Opções, o Pré-AGT. Se você que deseja investir, mas ainda não sabe como e por onde começar, clique aqui e garanta sua vaga.