Com estratégia inédita, robô rende 59% em um semestre e lucra até na greve dos caminhoneiros

Apenas no primeiro semestre de 2018, ganhos líquidos chegaram a 59%

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Um robô que opera pouco, mas, quando age, possibilita lucros intensos apenas no primeiro semestre deste ano, eles chegaram a 59% (enquanto a Bolsa caía 6,58%), após um total de somente 115 trades.

Este é o Gradiente Sniper, robô que só opera minicontratos de dólar e segue a lógica vencedora do mercado: tentar comprar na mínima e vender na máxima, mas com o toque estratégico de Su Choung Wei.

“O robô busca momentos em que o preço sofre uma grande mudança rapidamente e, logo depois, demonstra um sinal de fraqueza na continuidade”, explica Su. Criador do Gradiente Sniper, Su é matemático e tem uma extensa carreira no mercado financeiro, com passagens pelos bancos centrais do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Su Choung Wei, analista e professor por trás do Gradiente Sniper

Nos últimos dez anos, se dedicou a estudar os modelos matemáticos voltados para a Bolsa, até chegar à versão final do Gradiente Sniper.

“É uma estratégia que demonstra boa relação de risco-retorno, utilizando stops de perda curtos e stops de ganho longos, o que limita as perdas e maximiza os ganhos”, prossegue ele.

Continua depois da publicidade

Com esse modo de operação, o robô perde em mais operações do que ganha, mas, em média, ganha até 30 vezes mais do que perde. Em outras palavras, o Gradiente Sniper perde muito pouco quando erra, mas ganha muitas vezes mais quando acerta.

Diretor executivo de uma construtora em Goiânia, Djacomo Badia vem utilizando o robô há pouco mais de dois meses e está “muito satisfeito”. “Quando você encaixa uma operação, uma ou duas vezes por semana, os ganhos são muito relevantes”, afirma.

De acordo com Badia, o retorno obtido proporciona uma margem de lucro muito boa. “Em média, eu consigo fechar a semana com 20 pontos no minicontrato de dólar, que é uma pontuação interessante para qualquer investidor”, exemplifica.

Continua depois da publicidade

Como ele opera

O Gradiente Sniper envia somente uma ordem por operação, com a quantidade de contratos previamente definida pelo usuário. Após a execução da ordem de entrada, a ordem de saída de ganho é enviada, e o stop loss, programado.

Nos primeiros seis meses deste ano, o robô operou no positivo em quatro deles, garantindo um retorno líquido de 59%. Até em maio quando a greve dos caminhoneiros fez o dólar dar um salto e comprometeu a performance do Ibovespa o Gradiente Sniper fechou no azul.

Publicidade

Vale observar que tal desempenho foi obtido em ambiente simulado e sem a alteração do stop móvel, que só foi foi implementado no robô nas últimas semanas. Com isso, ele poderia ter gerado um resultado ainda melhor.

Fácil de parametrizar e operar

Não é necessário ter nenhum conhecimento de programação para utilizar a estratégia Gradiente Sniper. Por meio de uma parametrização simples e detalhada, é possível iniciar suas operações com o robô em apenas alguns minutos. Tudo de uma forma bastante intuitiva.

Continua depois da publicidade

Outra vantagem é que não é preciso manter o computador ligado o tempo todo, já que o robô fica hospedado totalmente na nuvem. E é possível fazer o acompanhamento das ordens em tempo real.

“Não tem segredo nenhum para a utilização dessa ferramenta”, confirma Badia, que faz uma ressalva somente com relação ao timing das operações. “O investidor que optar por trabalhar com esse robô tem que ter um pouco de paciência, já que é preciso suportar as sucessivas perdas, até que ele consiga encaixar uma operação vencedora.”