Com técnica que minimiza riscos, até investidores conservadores estão ganhando no mercado de opções

Investidor conta como quadruplicou seu investimento em cerca de 10 dias úteis

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Opções são contratos que garantem direito de compra e venda de um determinado ativo, em uma determinada data e a um determinado preço. E com eles é possível montar operações estruturadas e ganhar em qualquer que seja o movimento do mercado. Não importa se ele suba ou desça.

Gustavo Levy, do Rio de Janeiro, é um bom exemplo do que o bom uso das opções podem fazer pelo patrimônio de um investidor. Conservador no que diz respeito ao risco, ele começou a investir com cautela, mas sempre mirando os ganhos exponenciais que as opções podem trazer.

“Embora eu visse as possibilidades de ganho, minha preocupação maior era ganhar conhecimento, para não colocar em risco o meu patrimônio logo de cara”, afirma Levy. “O mais importante é a gente não se deixar levar por essa onda em um primeiro momento. Provavelmente, é isso que faz muita gente quebrar”, afirma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Primeiramente Levy investiu em ações, depois de estudar o mercado durante seis meses. De início, aplicou uma quantia pequena, até para sentir como era comprar e vender ações. Foi ganhando experiência até descobrir as opções, assistindo a vídeos no YouTube.

Começou, então, a entrar nas operações, porém sem ter muito foco. “Tinha um bom resultado e me empolgava, achando que tudo era uma festa. Aí, quebrava a cara de novo”, conta. “Eu não estava trabalhando o meu lado psicológico”, justifica ele, dizendo que esse é um ponto importante a considerar.

Há cerca de um ano Levy topou com uma análise feita por Leonardo Dutra, analista da XP Investimentos especializado no mercado de opções. “Achei que ele era um cara mais sensato, uma pessoa mais serena, no sentido de ter um controle emocional muito maior”, comenta. “Esses investimentos realmente te alavancam muito na questão de ganho, mas, ao mesmo tempo, a perda pode ser total”, completa.

Continua depois da publicidade

Desde então, Levy já teve alguns ganhos em torno de 150% a 200% ou até mais do que isso em operações com duração menor que duas semanas.

“Esse é um resultado absurdo, uma taxa de retorno brutal se a gente comparar com o mercado de ações em si”, pontua o investidor.

É preciso saber ganhar

Depois disso Levy resolveu seguir uma operação recomendada  por Leonardo Dutra com opções da Petrobras que buscava um retorno de 900%. Mantendo um pé atrás, o aprendiz entrou na operação e, justamente por falta de preparo psicológico, segundo ele, não teve a disciplina necessária para continuar até o fim — e se arrependeu amargamente.

“Se não me engano, essa operação chegou a dar uns 700% ou 800% de lucro, porém, quando já estava dando uns 350%, eu decidi sair”, narra Gustavo. “No início, fiquei extremamente feliz, mas, depois, continuei ‘namorando’ a operação e, aí, vi que ela continuava a subir 600%, 700%… E falei ‘pô, por que é que eu fui sair antes?’”, afirma. “Não esqueço até hoje essa operação, para não repetir o mesmo erro.”

Gerenciando o risco

Levy passou, então, a assinar o Radar das Opções, relatório assinado por Leonardo Dutra, e viu que, além da questão psicológica, outro ponto fundamental para lucrar com as inúmeras oportunidades oferecidas pelo mercado financeiro é o gerenciamento de risco.

“Tão importante quanto ganhar é não perder”, ensina. “Hoje, me sinto extremamente seguro para gerenciar minha carteira de investimento e até indico para os amigos que têm medo de investir no mercado financeiro”, complementa.

A propósito disso, se você quiser aprender a investir em opções do jeito certo, assista a este workshop online e gratuito disponível no InfoMoney. Nele, Leonardo Dutra explica sua estratégia das Opções Blindadas, que permitem lucrar com o sobe e desce da Bolsa, inclusive neste momento de incertezas causadas pelo cenário pré-eleitoral. Tudo isso sem colocar em risco o seu patrimônio.

Opções blindadas

Neste workshop online e gratuito disponível no InfoMoney, Leonardo Dutra explica uma das técnicas usadas nas operações executadas por por Levy. Batizada de Opções Blindadas, ela permite lucrar com o sobe e desce da Bolsa, inclusive neste momento de incertezas causadas pelo cenário pré-eleitoral. Tudo isso sem colocar em risco o seu patrimônio. Clique aqui e assista.