Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

O que 3 analistas de sucesso fariam diferente na Bolsa se pudessem voltar no tempo

Com quase 40 anos de experiência somadas no mercado financeiro, Rodrigo Cohen, Evandro Lima e Jeferson Silva (mais conhecido como Jota) falam quais foram seus maiores erros quando começaram a operar no mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O que você faria diferente se pudesse viajar no tempo e voltar ao início de sua carreira? Três analistas da Rico Investimentos — Rodrigo Cohen, Evandro Lima e Jeferson Silva (mais conhecido como Jota) — contaram o que teriam feito diferente na Bolsa se pudessem voltar no tempo. 

Das histórias que compartilharam, os três, que somados têm mais de 40 anos de experiência, mostraram que erraram muito no começo por excesso de confiança, seja por acreditar que já dominavam o mercado quando ainda possuíam pouco conhecimento ou por acharem que tinham encontrado o “santo graal”. 

Ganhe tempo de tela e comece na Bolsa com o pé direito: clique aqui e veja os 10 conselhos para conquistar a tão sonhada virada de chave no mercado.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo o que eles disseram:

Rodrigo Cohen

“Todos buscam uma fórmula mágica e muitos acham que a encontraram porque uma operação deu certo seguindo aquela teoria, mas, no fim, você vai ver que não era bem assim e acaba perdendo tudo. O investidor esquece do arroz com feijão, das regras básicas para vencer no trade”, diz o analista, que é formado em engenharia e começou a operar na Bolsa em 2000. Dez anos depois, ele decidiu fazer dessa paixão seu trabalho por tempo integral. 

Publicidade

Como analista desde 2015, ele diz esse é um erro muito comum entre os investidores que estão começando. “As perguntas que mais recebo são: qual é o melhor ativo, o tempo gráfico, o melhor setup? Até hoje não descobri ninguém que tivesse essas respostas, mas, no início, todos buscam isso, mas essa fórmula não existe. Você pode até achar que descobriu porque uma operação bateu certinho com a sua teoria, mas, no fim, vai ver que não era bem assim e perde tudo”, explica. 

Jeferson Silva (Jota)

Segundo o analista, um dos seus maiores erros no início foi pedir demissão, interrompendo uma carreira de 12 anos, acreditando que poderia viver de Bolsa. “Sem dúvida, essa foi a primeira decisão frustrada. Em 2010, o mercado vinha de um momento pós-crise, com grandes movimentações. Comecei naquele ano, sem saber o que estava fazendo e achei que ia conseguir sobreviver. Achei que conseguiria manter meu padrão de vida. Mas passado um tempo vi que não era tão fácil assim”, lembra.

Continua depois da publicidade

Ele conta que chegou a ganhar mais de R$ 40 mil em um dia, mas terminava o mês e estava no negativo. “Eu não tinha freio, era agressivo ao extremo. e isso foi um peso muito grande que tive que carregar durante 18 meses”, comenta.

Evandro Lima

Para Evandro, o maior erro foi achar que o mercado era fácil demais. “Comecei no mercado com ações no final de 2007, poucos meses antes de estourar a crise nos Estados Unidos. Comecei sem experiencia nenhuma, com muita vontade de ganhar dinheiro. As coisas pareciam fáceis demais, o mercado vinha de uma alta desde 2003. Mas aí veio a crise de 2008 e colocou tudo abaixo”, conta. 

Publicidade

Segundo ele, o lucro do início das operações foi embora rapidamente e ele precisou correr atrás para conseguir virar o jogo. Felizmente, as coisas voltaram a dar certo com o passar dos meses, lembra. 

Não quer cometer erros nesse início? Quer começar na Bolsa com o pé direito? Clique aqui e inscreva-se agora mesmo nesse workshop online e gratuito com o time de análise da Rico Investimentos. É na próxima quinta-feira (05/04) às 20h.