Em conteudo-do-leitor

CONTEÚDO DO LEITOR: Economia brasileira - a galinha vai voltar a voar?

Confira o artigo escrito por Rafael Etzel na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Brasil
(Shutterstock)

Autor:Rafael Etzel, 35 anos - Trader.

Início do fim da crise!

Será? Sou apenas mais um cidadão focado em honrar todos os compromissos que quando chegamos a fase adulta, nos são dados. Para tanto, foco em trabalhar, investir e sempre, mas sempre controlar os gastos impulsivos! Vejo com isso, possibilidades enormes de retornos financeiros com investimentos de renda variável e alguma coisa de renda fixa! Temos uma bolsa que antecipa a iminente realidade das companhias listadas. Somado a isso, ao final de mais um dia de trabalho, ligo a TV e as notícias de economia são das mais otimistas!

Contudo, comemoremos o fim da crise financeira, pois até o crescimento do PIB será por volta de 1% e o desemprego vem diminuindo. Sendo assim, tudo dá conta de que a crise acabou, mas será mesmo?!

Não costumo, ou gosto de ser pessimista, mas sigo muito desconfiado de todo o atual cenário e explicarei o porquê! 

Tivemos duas das principais agências de classificação de risco rebaixando-nos como país bom pagador, sendo que a terceira agência deve tomar medida semelhante em poucos dias!

Temos um governo que é totalmente dividido e com isso, não conseguimos aprovar o principal problema do país que é a reforma da previdência e, na minha opinião, isso nos custará bem caro!

Investidores estrangeiros estão de olho na nossa política enfraquecida e na eleição que , a depender do candidato eleito, pode causar um choque de interesse tão grande da expectativa criada pelo empresariado que, uma vez frustrada, colocamos tudo a perder! Sim, pois sem investimento estrangeiro o Brasil não anda!

Temos uma inflação que não reage (o que é muito bom para nós consumidores), mas diz muita coisa por traz disso! Fazendo uma continha de padaria: Inflação baixa = consumo baixo = cresimento baixo = desemprego alto/pouca criação de emprego! Ou seja, menos dinheiro na economia!

E para finalizar minhas considerações, lhes perguntos: Caso algo no meio do caminho entre este e o próximo ano dê errado, teremos fôlego para alçar voo, ou estamos fazendo o que fizemos nos últimos anos que fora apenas o tão famoso voo de galinha?

Boa sorte e não se esqueçam de guardar e investir!

Forte abraço, Rafael Etzel. 

 

Contato