Zona azul: vereadores de SP propõem gratuidade no Parque do Ibirapuera

A proposta é não cobrar pelo estacionamento aos finais de semana; Comissão especial foi criada para discutir o sistema

Publicidade

SÃO PAULO – Durante a última reunião da Comissão de Estudos da Câmara Municipal de São Paulo, realizada no dia 19, foi lançada pelo vereador Celso Jatene (PTB) a proposta de instituir a gratuidade do estacionamento no Parque do Ibirapuera aos finais de semana.

“Hoje, aos finais de semana, flanelinhas agem no local e cobram mais caro pelos talões”, argumentou o vereador. Jatene é o presidente da Comissão de Estudos, criada para discutir os rumos do sistema de Zona Azul.

De acordo com a Câmara, a Comissão de Estudos visa melhorar o sistema que surgiu com o objetivo de promover o melhor uso do espaço urbano, permitindo, assim, mais vagas para estacionamento.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Sistema antigo

“Não podemos aceitar que um sistema criado em 1974 sobreviva até hoje da mesma forma, através de talões”, afirmou Jatene. “A ideia é buscar novos mecanismos para mudar a operação”.

O vereador, no início do mês, chegou a afirmar que o sistema vigente é “antiquado”. “Poucas modificações aconteceram, ela [a Zona Azul] está antiquada”, afirmou.

Na última reunião, os vereadores aprovaram dois requerimentos convidando o conselheiro do TCU (Tribunal de Contas da União) e o secretário de Transportes do estado, Alexandre de Morais, a participarem das discussões.