Volvo fecha com Nvidia para desenvolver caminhões autônomos

Com a nova parceria, empresas planejam criar um sistema totalmente autônomo para colocar o quanto antes os veículos em funcionamento

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta terça feira (18), a montadora Volvo e a fabricante de chips Nvidia anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de caminhões e ônibus comerciais autônomos. O objetivo principal desse trabalho em conjunto é criar um sistema projetado para lidar com uma condução totalmente livre nas rodovias e vias públicas.

Usando a plataforma de inteligência artificial (IA) Drive, da Nvidia, as empresas visam concluir rapidamente os testes de processamento de dados de sensores, sistemas de percepção, localização e mapeamento.

“As últimas descobertas em IA e robótica trazem um novo nível de inteligência e automação para os desafios de transporte que enfrentamos”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ao automatizar, estamos criando benefícios reais para os consumidores e para a sociedade em termos de segurança, eficiência e, consequentemente, produtividade”, disse o presidente da Volvo, Martin Lundstedt em nota oficial.

A parceria com a Nvidia visa desenvolver um sistema mais flexível, o Sistema de Direção Autônoma, que pretende chegar a 100% de autonomia para qualquer via. Hoje, a Volvo já possui um sistema de direção autônoma, em parceria com a companhia de logística DFDS, mas que funciona apenas em rotas pé definidas com velocidade máxima de 40 km/h

“Nós continuaremos inserindo gradualmente tecnologias que nos permitam chegar ao total de automação, desde um suporte ao motorista até máquinas totalmente autônomas. Essa parceria com a Nvidia é um importantíssimo próximo passo para essa jornada ao futuro”, conclui o executivo da Volvo.

Continua depois da publicidade

Caminhões sem motoristas só precisam parar poucas vezes para abastecer ou recarregar e podem continuar rodando a maior parte do dia, o que diminui custos. 

“A automação é uma área da tecnologia fundamental para a Volvo. Com essa parceria, esperamos aumentar nossa velocidade de desenvolvimento e fortalecer nossos recursos e ativos a longo prazo, para o benefício de nossos clientes.” afirmou Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo.

Quer comprar um carro autônomo no futuro próximo? Invista. Abra uma conta gratuita na XP

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.