Mobilidade

Volkswagen fecha parceria com IBM por app de navegação urbana

A decisão ocorre em um momento em que as montadoras investem em uma tecnologia que lhes permitirá conquistar uma fatia do mercado baseada em apps

arrow_forwardMais sobre

(Bloomberg) – A unidade espanhola da Volkswagen fechou parceria com a International Business Machines para desenvolver um aplicativo que ajudará as pessoas a trafegarem por cidades congestionadas.

A ferramenta, chamada Mobility Adviser, informará aos clientes como usar diversos meios de transporte para cruzar a cidade, disse Luca de Meo, presidente da Seat, que é de propriedade da Volkswagen, durante entrevista na conferência MWC Barcelona, na segunda-feira (25). A IBM fornecerá seu sistema de inteligência artificial Watson, necessário para que o conceito funcione.

“A colaboração com a IBM nos ajuda a colocar o aprendizado de máquina no jogo”, disse De Meo.

PUBLICIDADE

A decisão ocorre em um momento em que as montadoras investem em uma tecnologia que lhes permitirá conquistar uma fatia do mercado de transporte baseado em aplicativos, no qual empresas como o Google, da Alphabet, e a gigante do ramo de carona compartilhada Uber Technologies são pioneiras.

O mercado está se tornando rapidamente concorrido. A HERE Technologies, empresa de mapas para automóveis controlada por três montadoras alemãs, lançou no mês passado o SoMo, que conecta motoristas e passageiros com pessoas conhecidas. A Microsoft também expandiu sua parceria com a TomTom e a fabricante de software para transporte público Moovit para oferecer ferramentas de planejamento de viagens.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Várias empresas ofereceram produtos de inteligência artificial para que a Seat se envolvesse no aplicativo, disse Jordi Caus, chefe de mobilidade urbana, em entrevista. A IBM foi escolhida para o trabalho e o desenvolvimento pleno começou em outubro. Caus disse que a Seat está “pagando algo à IBM”, mas não especificou os detalhes financeiros da parceria.

O aplicativo não tem data de lançamento e o trabalho continuará neste ano, e estão sendo considerados recursos como a integração de perfis do Facebook. Caus disse que o aplicativo pode ser lançado como um utilitário independente, integrado em uma parte diferente do software da Seat ou disponibilizado para que terceiros se integrem aos seus produtos.

Repórter da matéria original: Nate Lanxon em Londres, nlanxon@bloomberg.net

PUBLICIDADE

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Anthony Palazzo, apalazzo@bloomberg.net, ;Giles Turner, gturner35@bloomberg.net, John Bowker

©2019 Bloomberg L.P.