Publicidade
SÃO PAULO – A cada momento, o Google sabe um pouco mais de você. Através de diversos metódos de coleta de dados, ele vai obtendo informação, cruzando e permitindo que os anúncios (sua principal forma de receita) lhe atinjam com maior eficácia.
Mas você tem ideia do que o Google sabe de você? Não é difícil descobrir. Na verdade, é só clicar neste link, que lhe leva para a parte de anúncios do gigante americano. Lá ele mostrará o seu sexo, sua faixa de idade, seus interesses, línguas que você fala e outras informações relacionadas a anúncios.
Porém, muitas das informações podem estar erradas. Por melhor que sejam os algoritmos de captura, há um lado humano que é impossível de detectar, principalmente se outra pessoa usa a sua conta. Como exemplo, minha conta no Google mostra interesse em roupas, casa e jardim, novelas, perfumes e música pop – como consequência do uso da conta por parte da minha namorada.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Ele também entende que eu gosto de esportes, rock e outras tantas informações que podem ser úteis na hora de tentar me vender um produto. Há outros erros: ele mostra que falo inglês (acertou), português de portugal (ora pois, sou brasileiro), espanhol (o famoso “portunhol”) e holandês (como é?).
Mas tudo bem. Como meu celular é Android, uso o Google como pesquisador, assisto vídeos no YouTube e meu e-mail pessoal é Gmail e não me importo em compartilhar esse tipo de informação, provavelmente a empresa terá bastante tempo para aprender sobre meus gostos verdadeiros. Hopelijk.