Visibilidade no trânsito: 42% dos motoristas têm algum problema de visão

De acordo com oftamologista do Instituto Penido Burnier, os problemas reduzem a visão de profundidade e contraste

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos acidentes são causados por falta de visibilidade dos veículos, os chamados pontos cegos, e os problemas oculares dos motoristas podem piorar a situação. Pesquisa detectou que 42% dos motoristas brasileiros têm algum tipo de problema de visão.

Os problemas, segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, reduzem a visão de profundidade e contraste, piorando o quadro da falta de visibilidade e causando ainda mais acidentes no trânsito.

Para melhorar a visibilidade

Ajustes nos espelhos antes de dirigir ajudam a melhorar a visibilidade. O motorista também deve ficar atento à postura no banco. O pé deve alcançar o pedal da embreagem e o pulso, a parte superior do volante, sem ficar totalmente esticado ou muito flexionado.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Com relação ao retrovisor interno, o ideal é que o vidro traseiro fique visível. Já os espelhos externos devem dedicar 10% da área para ver a parte lateral do veículo e o restante, para a parte externa.

Veículos mais visíveis

Levantamento feito pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) detectou alguns modelos comercializados com os maiores índices de visibilidade. Foram analisados pontos essenciais para proporcionar a melhor visibilidade ao motorista, como a traseira, lateral e dianteira.

Ficaram em primeiro lugar no ranking os modelos Ford Ka e BMW Mini Cooper, que conseguiram a melhor pontuação na categoria compacto, ao passo que Citröen C4, Volvo C 30, Fiat Stilo, Audi A3, Nissan Tiida, Peugeot 307 e Novo Ford Focus conseguiram a melhor pontuação na categoria médio.