Vírus que faz espionagem de governos ao redor do mundo há 5 anos é descoberto

China, Suécia, Bélgica e Rússia já foram alvos do software

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma plataforma avançada de malware (software que se infiltra em computadores de forma ilícita, com objetivo de causar danos ou roubo de informações) que está sendo operada há pelo menos cinco anos ao redor do mundo, segundo o site Science Alert.

De acordo com cientistas da Symantec e da Kaspersky Lab, laboratório de segurança online, o “ProjectSauron” é tão desenvolvido que pode ter sido criado por um grupo de hackers patrocinado por uma organização de inteligência de algum governo.

O vírus foi encontrado em mais de 30 sites e foram afetados os sistemas de um aeroporto da China, da embaixada da Bélgica e de um órgão não identificado da Suécia. Além desses países, redes de informações da Rússia não escaparam do “Remsec”, codinome do “ProjectSauron”, que tem o intuito de atacar “networks de alto escalão”.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O malware foi projetado para operar de forma invisível sem acionar qualquer alarme ou notificação das redes de sistemas governamentais, segundo o site.

Alvos

De acordo com o site, os usuários de computadores comuns não precisam se preocupar, já que o malware visa apenas organizações governamentais e sistema de TI. O site informa ainda queo objetivo é atuar como uma espécie de espião, roubando informações confidenciais, a partir da gravação das teclas digitadas.

Continua depois da publicidade

Referências

A referência ao personagem da saga “O Senhor dos Anéis” é devido à identificação de um vírus criado também por um grupo hacker – na ocasião, o título “Strider” foi usado para designar a organização criminosa.

“Estamos cientes de que 30 organizações foram atacadas, mas esta é apenas a ponta do iceberg”, diz o site.

Conspiração

Para a Kaspersky Lab, um trabalho desse nível só pode ter sido feito por uma organização do governo. “Achamos que uma operação com tamanha complexidade, que tem o objetivo de roubar informações confidenciais e secretas, só pode ter sido executada com o suporte de um grupo nacional-estatal”, diz o texto.

Ainda segundo o laboratório de segurança online, a magnitude do vírus é desconhecida. “O ProjectSauron pode ter requerido um time de especialistas e foi criado com um orçamento de provavelmente milhões de dólares”, diz o site. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.