Virgin Mobile quer iniciar operadora celular no Brasil em 2015

A Virgin Mobile é uma subsidiária da Virgin Mobile Latin America, do grupo Virgin, fundado pelo britânico Richard Branson

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Virgin Mobile Brasil recebeu nesta quarta-feira autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar como operadora móvel virtual (MVNO) no país, informou a companhia. A expectativa da companhia é iniciar a operação no início do próximo ano.

As MVNO alugam infraestrutura de outras operadoras para oferecer serviços com a sua própria marca. A Virgin Mobile é uma subsidiária da Virgin Mobile Latin America, do grupo Virgin, fundado pelo britânico Richard Branson.

A autorização refere-se a todo território brasileiro, sendo que a empresa vai operar por meio da rede da Vivo. A expectativa, segundo o presidente-executivo da companhia para a América Latina, Phil Wallace, é iniciar as operações logo depois do Carnaval de 2015.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Teremos como alvo consumidores jovens de 15 a 30 anos”, disse Wallace à Reuters. Segundo ele, a empresa não tem planos de ter parceria com outra operadora brasileira além da Vivo.

A Virgin Mobile Latin America está presente desde 2012 no Chile e iniciou em 2013 sua atuação na Colômbia, tendo 1 milhão de clientes latino-americanos e cerca de 20 milhões no mundo. A empresa deverá lançar operações no México ainda este ano.

A empresa anunciou recentemente uma rodada de captação de capital no valor de 86 milhões de dólares, apoiada por uma linha de crédito de 41,5 milhões de dólares. Segundo a companhia, os recursos serão utilizados no lançamento da marca no México e no Brasil.

Continua depois da publicidade

A Virgin Mobile oferece produtos de voz e Internet móvel (3G e 4G) pré-pagos através da Internet. A companhia pretende abrir um escritório em São Paulo em meados do segundo semestre. “O Brasil é o maior país da América Latina, então era uma opção natural para nós”, disse Wallace.

O executivo disse que a Virgin ainda não tem planos de adquirir rivais no Brasil, já que o mercado de operadoras virtuais ainda é muito pequeno. No entanto, declarou que, caso isso ocorra, seria interessante a aquisição de uma companhia também focada em clientes pré-pagos.

Atualmente, o mercado de MVNO é operado no país por Porto Seguro, unidade do grupo segurador de mesmo nome e que em abril tinha em sua base 104,54 mil linhas ativas de um total nacional de 273,6 milhões, segundo dados da Anatel.

A expectativa, no entanto, é de que esse segmento atinja de 10 a 15 por cento do mercado de telecomunicações do Brasil nos próximos anos, segundo Wallace.

A Virgin Mobile havia entrado com pedido de licença na Anatel em janeiro. No início de 2012, a empresa chegou a anunciar parceria com a brasileira Datora Telecom para o desenvolvimento da operadora MVNO, mas acabou optando por lançar sua operação de maneira independente.

Por Luciana Bruno