Viagem: orçamento de pacote turístico poderá ser cobrado

Medida busca evitar que o consumidor peça orçamentos de pacotes sob medida para uma mesma operadora através de várias agências de viagem

Publicidade

SÃO PAULO – Os turistas brasileiros que freqüentemente recorrem às agências de viagem para cuidarem de suas férias, terão que pensar duas vezes antes de sair por aí solicitando orçamentos de pacotes de viagem personalizados.

Isto por que até o final do ano as agências de viagens deverão cobrar pelos serviços não comissionados, isto é, todo serviço que não gerar comissão para as agências será repassado para o cliente, como por exemplo, emissão de bilhetes, entrega de passagens, elaboração de roteiros personalizados, entre outros.

Tabela referencial será usada pelas agências

Para que não haja discrepância de valores entre as agências, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) já estuda uma tabela referencial para ser utilizada pelas empresas. Com base nesta tabela, se você estiver disposto a cotar um pacote internacional em várias agências de viagem fique sabendo que o serviço poderá custar até R$ 50 por hora; já para os pacotes nacionais o valor é menor, R$ 30 por hora.

Não perca a oportunidade!

Isto significa que o turista perderá o direito de comparar gratuitamente preços cobrados por pacotes de turismo. Na visão do presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Ilya Hirsch, esta cobrança só deve acontecer sobre os pacotes personalizados, enquanto nos pacotes já formatados não serão feitas cobranças extras.

Hirsch não descarta a possibilidade da operadora de viagem cobrar também pelos pedidos de cotações e roteiros sob medida das agências, que por sua vez, poderão repassar o custo adicional para o consumidor. Ele acredita que esta medida impedirá que o turista solicite o mesmo orçamento em várias agências, uma vez que este trabalho demanda serviço para toda uma equipe que trabalhará em cima de um mesmo pacote.

Embora não seja uma alternativa muito animadora, o presidente ressaltou que estas taxas deixarão de ser cobradas caso o consumidor decida pela compra do pacote. Além disto, ele ainda orienta o cliente a pedir que a agência de viagem faça a cotação de pacotes em algumas operadoras, e depois tente negociar o pagamento das taxas quando decidir pela compra de um dos pacotes.

Tópicos relacionados