Vendas de smartwatch devem dobrar em 2017

Consultoria espera receita de US$ 1 bilhão neste ano

Weruska Goeking

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 SÃO PAULO – Os smartwatches tradicionais – como o Apple watch – não viram suas vendas deslancharem no ano passado, mas a receita do segmento deve praticamente dobrar neste ano, segundo a consultoria asiática Counterpoint.

 A expansão dos smartwatches híbridos deve ajudar o setor a alcançar receita de US$ 1 bilhão em 2017. Os smartwatches híbridos parecem e funcionam como os modelos analógicos tradicionais, mas incluem recursos inteligentes como monitoramento de passos e frequência cardíaca, notificações e até pagamentos habilitados para a tecnologia NFC. Eles se conectam a smartphones por meio de aplicativos dedicados disponíveis em lojas iOS e Android, permitindo aos usuários usar um relógio com aparência tradicional e funcionalidades inteligentes.

 “Com as vendas de relógios analógicos tradicionais sob pressão da Apple e da Samsung, marcas de luxo tradicionais como Fossil Group, Tag Heuer, Citizen e outras estão se transformando em fabricantes de smartwatch híbrido para conseguir uma parte desse mercado”, afirma o analista da Counterpoint, Mudit Singh.

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 As marcas de tecnologia “para vestir”, incluindo Garmin, Misfit e Nokia, entre outros, também estão adotando a abordagem híbrida para permitir maior vida útil da bateria e do uso do relógio.

 “A ascensão de smartwatches híbridos pode ser atribuída aos relojoeiros tradicionais que tentam endereçar dois pontos principais que seguraram o crescimento do segmento do smartwatch”, explica o analista. As grandes relojoarias buscam preservar o estilo tradicional e a estética nos smartwaches.

 O diretor de pesquisa da Counterpoint, Peter Richardson, estima que as vendas de smartwatches híbridos crescerão 77%, elevando sua participação para 12% do volume total de smartwatches vendidos em 2017 ante 7% no ano passado.

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 Com o potencial dos modelos híbridos de abordar os principais pontos tecnológicos dos smartwatches sem comprometer a parte estética do produto, a consultoria estima que a participação dos híbridos deve alcançar quase um quarto do mercado total de smartwatches em meados de 2018.