Vem aí o “Facephone”? Facebook pensa em comprar fabricante de celulares

Mark Zuckerberg visitou Pequim em outubro e jantou com Lei Jun, presidente-executivo da Xiaomi

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook pode estar interessado em comprar ao menos parte de uma fabricante de celulares. De acordo com a Reuters, a empresa conversou recentemente com a Xiaomi, conhecida como “Apple da China”, mas acabou não levando o investimento para a frente. 

Mark Zuckerberg visitou Pequim em outubro e jantou com Lei Jun, presidente-executivo da fabricante. Na pauta: um possível investimento na empresa, que hoje vale cerca de US$ 45 bilhões e a fabricação de um smartphone otimizado para os produtos da rede social. 

Embora o investimento estimado de Zuckerberg fosse pequeno, provavelmente próximo ao US$ 1 bilhão captado pela Xiaomi, mostra o interesse do bilionário em adquirir fatia de uma fabricante de celular. Fazer um celular otimizado com o Facebook é um sonho antigo de Zuckerberg, de quatro anos atrás, quando começaram os primeiros testes. 

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Com o fortalecimento das relações entre as empresas chinesas e americanas nos últimos anos, o gigante asiático se tornou o principal polo de possíveis aquisições e associações. Mas a decisão do governo comunista de banir o Facebook, em 2009, pode ter atrapalhado Zuckerberg de fechar o negócio com a Xiaomi. 

Não impede o bilionário de buscar outros veículos para produzir seu desejado celular, como a HTC já se disponibilizou. Contudo, para a compra de uma fabricante de celular, Zuckerberg ainda deverá esperar pela “oportunidade certa”.