Veja os carros com mais proprietários satisfeitos no Brasil

Quanto às marcas, Toyota é eleita a empresa de maior satisfação entre os proprietários; Fiat e Honda recebem prêmios de categoria

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SÃO PAULO – O estudo 2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction Study, realizado pela J.D. Power do Brasil, listou os carros que mais satisfazem os proprietários brasileiros.

O levantamento se baseia na avaliação dos proprietários em relação a seus veículos e concessionárias por meio de quatro quesitos de satisfação: custo de propriedade, design e desempenho, experiência pós venda e qualidade do veículo. Confira as pontuações dos três primeiros modelos, por segmento, a seguir:

– Carro Subcompacto:
Fiat Mille: 766 pontos
Fiat Uno: 756 pontos
Chevrolet Celta: 755 pontos

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– Carro Compacto de Entrada:
Fiat Siena Fire: 856 pontos
Volkswagen Voyage: 776 pontos
Renault Logan: 753 pontos

– Carro Compacto Superior:
Fiat Punto: 771 pontos
Volkswagen Polo: 769 pontos
Honda City: 765 pontos

– Carro Cabine Única:
Honda Fit: 795 pontos
Nissan Livina: 784 pontos
Chevrolet Meriva: 771 pontos

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– Carro Médio:
Toyota Corolla: 829 pontos
Kia Cerato: 823 pontos
Hyundai i30: 809 pontos

Marcas
A Toyota foi eleita como a marca de maior satisfação, pelo segundo ano consecutivo, com a classificação mais alta em relação à satisfação entre os proprietários, com uma média geral de 829 pontos, um aumento de oito pontos, em relação a 2011. A Hyundai ficou em segundo lugar, com 815 pontos; seguida pela Kia, com 812, ambas incluídas no estudo pela primeira vez, este ano. As empresas Mitsubishi e Nissan, também estreantes, se classificaram acima da média da indústria, que foi de 751 pontos, em uma escala de 1000.

Para o diretor geral da J.D. Power do Brasil, Jon Sederstrom, “O compromisso da Hyundai, da Kia, da Nissan e da Mitsubishi com seus clientes resultou em ganhos na participação de mercado ao longo do ano passado”, mas concluiu que, “no entanto, as expectativas dos clientes estão constantemente mudando, e nenhuma montadora de automóveis pode se dar ao luxo de descansar sobre os louros”.

A Fiat ganhou 26 pontos, em comparação com o ano passado, passando de 728 para 754. De acordo com a pesquisa, o avanço se deve, em parte, ao Fiat Siena Fire, que obteve a maior pontuação por modelo, 856 pontos, e apresentou baixo número de problemas relacionados no levantamento

Consumidor brasileiro
De acordo com a J.D. Power, os proprietários brasileiros avaliam o custo de propriedade como o quesito de satisfação mais importante, com 46%. Seguido pelo design e desempenho, com 22% e experiência pós venda, com 20%. Já a qualidade do veículo levou somente 12%.

O destaque para o custo de propriedade se dá pelo fato de os proprietários gastarem uma maior porcentagem de seus ganhos no custo de seus veículos, tais como manutenção, consertos, combustível, impostos, seguro, entre outros, do que os proprietários de veículos em outros países.

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O estudo também verificou que a relação confiabilidade/durabilidade é de grande consideração na escolha de um modelo entre os proprietários dos veículos novos no Brasil. A maioria, 51%, dos proprietários indicaram que esta relação é da maior importância para a compra, seguida pelo consumo de combustível, com 50%.