Publicidade
Seis pizzarias brasileiras entraram no ranking das cem melhores do mundo da 50 Top Pizza, divulgado nesta segunda-feira (8). O número supera as cinco casas brasileiras que foram consideradas entre as melhores pela publicação italiana em 2024. Entre as escolhidas, cinco estão em São Paulo e apenas uma no Rio de Janeiro.
Leggera, Veridiana, A Pizza da Mooca, QT Pizza, Única Pizzeria e Ferro e Farinha foram selecionadas pelo júri, que avalia a qualidade da pizza, o serviço e a recepção ao cliente no estabelecimento. No quesito qualidade, são observados a massa, o molho, a combinação de ingredientes e a origem dos produtos.
Leia mais:
Pizzaria de SP é eleita a melhor da América Latina pelo 2º ano; veja ranking completo
No primeiro lugar, figuram a italiana I Masanielli, do chef pizzaiolo Francesco Martucci, e a Una Pizza Napoletana, de Nova York. O segundo lugar ficou com a japonesa The Pizza Bar on 38th, em Tóquio. O pódio foi completado pela Leggera, que tem unidades nos bairros de Perdizes e Jardins, em São Paulo, ocupando o terceiro lugar. A casa é conhecida por seguir rigorosamente as tradições napolitanas e oferece pizzas individuais.
A brasileira melhor avaliada depois da Leggera é a Ferro e Farinha, no 31º lugar. A casa, comandada por Sei Shihoma, fica no Rio de Janeiro e oferece sabores variados, incluindo opções com costela marinada e camarões. A 36ª posição foi dividida entre duas casas nacionais: QT Pizza Bar e A Pizza da Mooca, do chef Fellipe Zanuto. A QT Pizza Bar, do pizzaiolo Matheus Ramos, aposta em um estilo moderno com elementos industriais.
Continua depois da publicidade
O ranking é completado pela Única Pizzeria, no 50º lugar, e pela Veridiana, na 96ª posição. Ambas podem ser consideradas casas tradicionais. Enquanto a Única foca em pizzas individuais, seguindo a tradição napolitana, a Veridiana tem mais de 25 anos de história e conta com duas unidades além da principal, localizada na rua que dá nome à casa, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.