Publicidade
SÃO PAULO – Os turistas que forem visitar Roma, na Itália, devem ficar atentos ao novo decreto municipal: é proibido comer e beber em áreas de valor histórico, artístico, arquitetônico e cultural do centro da cidade. A medida visa proteger os monumentos italianos e a multa pode chegar a US$ 650 (R$ 1.321,84, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil, no dia 06 de novembro de 2012). A lei ainda proíbe acampar e criar “camas improvisadas” na região.
De acordo com o jornal americano The New York Times, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, decidiu ser mais rigoroso quanto às regras de preservação dos monumentos, após ver vários turistas “sentindo-se em casa”. O membro do conselho municipal responsável pelo turismo, Antonio Gazzellone, lembra que “Roma precisa ser protegida e sua beleza respeitada”, e afirmou que os turistas não comem pizza e sujam de molho de tomate os degraus da Casa Branca, em Washington.
Oposição
Apesar da boa intenção do governo de proteger o patrimônio histórico da cidade, tanto a população, quanto alguns políticos não concordam com a nova regra. O vereador italiano Massimo precisou se afastar com seu almoço da Praça da Espanha,após um policial chamar sua atenção assoprando um apito. “Acredito que a polícia municipal tem coisas mais importantes para resolver do que impedir pessoas de comer sanduíche”, afirmou o vereador.
Não perca a oportunidade!
Um membro do Partido Verde da Itália, Angelo Bonelli, provocou um policial enquanto comia em frente ao Panteão, e ainda afirmou que a proibição do prefeito mostra que esse é “um sinal da sua incapacidade de controlar a cidade”. Já a população também realizou protestos; centenas de manifestantes se reuniram na Câmara Municipal para comer pizza e panini.
Outras cidades
Cidades como Veneza e Florença também convivem com regras que promovem a civilidade e boas maneiras. Na primeira, é proibido comer sentado em volta da Praça de São Marcos, enquanto na outra é proibido se sentar na escadaria da catedral.