Vacina para o zika vírus deve estar disponível só daqui três anos

A parceria com os Estados Unidos para produzir a vacina deve encurtar o prazo em até oito meses

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A vacina para o zika vírus pode começar a ser testada daqui um ano, anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, nessa quinta-feira (11). O ministro também afirmou que a vacina será desenvolvida através de uma parceria entre o Instituto Evandro Chagas e a Universidade de Texas, nos EUA. É por conta dessa parceria que a vacina pode ficar pronta em até três anos, sendo os dois últimos de testes.

Nos próximos anos, o investimento brasileiro para produção e testes da vacina deve ser de US$ 1,9 milhão; ainda não se sabe qual será o valor investido pelos Estados Unidos. As informações são do G1.

Pedro Vasconcelos, pesquisador do Evandro Chagas e coordenador pelo desenvolvimento brasileiro da vacina, afirma que, embora o prazo para a vacina, segundo o cronograma de trabalho oficial, seja de dois anos, esse prazo pode ser encurtado pela metade.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os testes serão aplicados em animais, como camundongos e macacos, e somente depois em seres humanos. Além disso, a vacina depois será enviada para laboratórios de outros países e registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os trabalhos feitos ao mesmo tempo nos EUA e no Brasil devem encurtar o prazo em até oito meses.

Segundo o ministro da Saúde, a vacina estará disponível para a população em três anos.