Utilitário da Hyundai não possui itens divulgados em propaganda, diz Pro Teste

Segundo a entidade, o utilitário Veracruz disponível no mercado brasileiro não tem os bancos, faróis e CD players prometidos

Por  Equipe InfoMoney

SÃO PAULO – A Hyundai e a Caoa do Brasil estão publicando um anúncio do utilitário Veracruz em que constam três itens não disponíveis no mercado brasileiro: banco elétrico de couro Premium com ajuste de memória, faróis de xenon multifoco HID e CD Player com disqueteira para seis CDs e MP3.

Por conta disso, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) notificou a fabricante e a distribuidora do veículo e solicitou providências do Ministério Público e do Conar (Conselho de Auto-regulamentação Publicitária).

Erro no anúncio

De acordo com a Pro Teste, o anúncio publicado no Brasil foi traduzido sem qualquer alteração. Contudo, os modelos do veículo vendidos no País não possuem os mesmos itens dos que são comercializados na Coréia do Sul.

Desta maneira, a entidade cobra uma ação do Conar para que haja a retirada ou modificação da publicidade, a fim de que mais consumidores não sejam lesados.

“É um desrespeito ao consumidor brasileiro, que paga caro por um veículo desses, mais de R$ 150 mil, e compra gato por lebre. O Brasil tem leis, tem o CDC (Código de Defesa ao Consumidor) que acaba de completar 17 anos, e quem quiser vender produtos aqui tem que respeitar a nossa legislação”, argumenta a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci.

Diferenças relevantes

Segundo a Associação, as diferenças entre o Veracruz real e o da propaganda são relevantes. “Os bancos de couro não têm ajuste de memória, os faróis são baixos e o CD-Player vem com disqueteira para somente um CD”, finaliza Maria Inês.

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