Publicidade
SÃO PAULO – Estudo realizado no Canadá, com 699 motoristas que tinham telefones celulares e foram responsáveis por acidentes com perdas graves, mas sem acidentes pessoais, revela que o uso do aparelho durante a condução do veículo aumenta em quatro vezes o risco do condutor sofrer acidentes.
Viva-voz não é a solução
A pesquisa, que durou 14 meses, revela que os motoristas que utilizam o viva-voz como recurso correm o mesmo risco de sofrer acidentes do que os que seguram o aparelho enquanto dirigem.
A resposta é que, apesar de não necessitar de esforço motor, falar ao telefone, usando ou não as mãos, altera a atenção, as emoções e o raciocínio, facilitando os acidentes.
Conversar com o passageiro pode
Ao contrário da conversa telefônica, falar com o passageiro ajuda na hora de dirigir. O acompanhante ajuda mostrando melhores saídas, apontando falhas na condução e, diferente da pessoa que está do outro lado do telefone, o colega está na mesma situação que você e pode ser útil na percepção de qualquer problema.
Pelo mundo
Visando a direção segura, muitos países estão restringindo o uso do celular no trânsito. Nos EUA, a polícia acredita que 30% das batidas são pelo desvio de atenção do motorista que fala ao celular.
O governo inglês está aprovando uma lei para banir o uso do celular e viva-voz. Suíça e Alemanha, que ainda permitem o uso do aparelho, já pensam na proibição.