Uno Mille e Novo Uno Economy são os populares mais econômicos

Estudo mostra que veículos são mais eficientes em relação ao consumo de combustível, na cidade ou na estrada

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Divulgado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o 4º ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular mostrou que, entre os veículos sub-compactos das oito montadoras testadas – Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen -, os modelos Uno Mille Fire Economy 2 e 4 portas 1.0 e Novo Uno Economy Evo 2 e 4 portas 1.4, ambos flex, receberam classificação A. Isso quer dizer que os modelos possuem o menor consumo de combustível da categoria.

De acordo com o teste, que classifica os veículos de A (menor consumo) a E (maior consumo), o primeiro modelo rodou 8,9 km por litro dentro da cidade, com etanol, e 10,7 km por litro na estrada. Já com gasolina, o desempenho foi de 12,7 km por litro na cidade e de 15,6 km na estrada.

O segundo modelo, rodou na cidade, 8,7 km por litro com etanol e 10,4 km na estrada, enquanto com gasolina, o veículo andou 12,5 km por litro na cidade e 15,2 km por litro.

Continua depois da publicidade

A pior classificação obtida pela categoria foi D, dos modelos Novo Uno Attractive Evo 2 e 4 portas 1.4 e Fiat 500 Cult e Cult Dualogic 1.4, ambos flex.

Mais gastões
Os veículos classificados como maiores consumidores de combustível levaram a nota E. De acordo com o estudo, no segmento compacto, as piores notas foram o Volkswagen Polo 1.6 e Volkswagen Polo Sedan 1.6.

No segmento grande, a pior classificação foi para o Toyota Camry XLE 3.5 gasolina, enquanto, entre os utilitários esportivos, figuram o Ford Ecosport XLT e o Ecosport Freestyle 2.0 flex.

Continua depois da publicidade

Na categoria comercial, o Ford Ranger cabines Simples e Dupla 2.3 gasolina teve classificação E.