Estude de casa

Universidades da Ivy League oferecem cursos gratuitos online em meio à pandemia

A Ivy League é um grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos, que incluem nomes como Yale, Columbia e Harvard

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O avanço do novo coronavírus (covid-2019) está forçando diversas mudanças emergenciais na nossa sociedade. Em muitos países do mundo, universidades estão sendo fechadas e seus alunos – assim como o resto da população – devem ficar em casa.

A recomendação das autoridades de saúde pública é adotar isolamento social preventivo. Ainda que muitas empresas tenham estabelecidos uma rotina de trabalho remoto, há um tempo ganho com deslocamento e a ausência de eventos sociais extermos. Ou seja, a ocasião pode ser o momento de colocar em prática hábitos como a leitura e o estudo.

O InfoMoney listou alguns cursos universitários gratuitos que estão sendo oferecidos pelas instituições que compõem a Ivy League, grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Pensilvânia e Yale.

Aprenda a investir na bolsa

Há cursos de diversos assuntos: de machine learning e programação a economia, negócios e empreendedorismo.

Vale dizer que o conteúdo dos cursos é inteiramente gratuito, mas para conseguir um certificado é necessário pagar uma taxa que varia conforme o módulo escolhido e a universidade que oferece o curso. Confira alguns exemplos abaixo:

The Science of Well-Being”, Yale

O curso “A ciência do bem-estar” (em tradução livre), oferecido pela Universidade de Yale, promete oferecer aos estudante ensinamentos de como aumentar sua própria felicidade e criar hábitos mais produtivos e saudáveis para a saúde mental.

Laurie Santos, professora responsável pelas aulas, revela conceitos errôneos do senso comum sobre a felicidade, características irritantes da mente que nos levam a pensar da maneira que pensamos e apresenta uma série de pesquisas cientificas que podem nos ajudar a mudar hábitos nada saudáveis para nossa saúde mental.

O curso é totalmente em inglês, será iniciado no dia 23 de março e possui 10 semanas de duração.

“Introduction to Computer Science”, Harvard

“Introdução à Ciência da Computação” (em tradução livre), oferecido pela Universidade de Harvard, é um curso para estudantes que desejam ter um primeiro contato com o mundo da ciência da computação.

PUBLICIDADE

Os tópicos incluem o estudo de algoritmos, desenvolvimento de software (abstração, encapsulamento, estruturas de dados, depuração e teste); arquitetura de computadores (representação de dados de baixo nível e processamento de instruções); linguagens de programação e o uso do computador no mundo real (redes, sites, segurança, forense e criptografia).

O curso ainda promete ensinar aos alunos como os conhecimentos com programação podem ajuda-los a pensar com mais cuidado e a resolver problemas com mais eficiência.

“Introduction to Computer Science” é ministrado totalmente em inglês e possui 11 semanas de duração, com uma carga horária de 10 a 20 horas semanais.

American Capitalism: A History“, Cornell

O curso “Capitalismo americano: uma história” (em tradução livre), oferecido pela Universidade Cornell, permite aos estudantes se debruçar sobre a história de formação dos Estados Unidos e a relação da nação com o capitalismo.

As aulas prometem ampliar a visão sobre como as teorias de progresso atuais são moldadas perante nossa interpretação das mudanças econômicas dos últimos 500 anos.

Embora o capitalismo tenha uma história global, os Estados Unidos desempenharam um papel especial na consolidação desse modelo econômico. Este curso promete ajudar o estudante a entender como os Estados Unidos se tornaram o principal poder econômico do mundo, revelando lições essenciais sobre o que tem sido e o que será possível na revolução em curso do capitalismo.

O curso “American Capitalism: A History”  é totalmente inglês e tem quatro semanas de duração.

Introduction to Marketing“, Universidade da Pensilvânia

O curso “Introdução ao Marketing” (tradução livre) é oferecido pelo Departamento de Marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, considerado como uma das melhores escolas de Marketing do mundo.

PUBLICIDADE

Como é um curso introdutório, ele aborda alguns dos principais tópicos do mundo do Marketing e da publicidade, como branding, o foco no cliente, entendimento das necessidades de consumo entre outras estratégias do mercado.

O curso “Introduction to Marketing”  é totalmente inglês, tem cinco semanas de duração, com uma carga horária semanal de aproximadamente seis horas.

“Economics of Money and Banking”, Columbia

O curso “Economia do dinheiro e dos bancos” (em tradução livre) da Universidade de Columbia, foi desenvolvido e patrocinado pelo Institute for New Economic Thinking, uma instituição americana sem fins lucrativos com o intuito de debater políticas econômicas atuais.

O curso é uma tentativa de iniciar o processo de debate sobre um novo pensamento econômico, revivendo e atualizando algumas tradições esquecidas no pensamento monetário que se tornaram recentemente relevantes.

O curso “Economics of Money and Banking” será iniciado no dia 23 de março, é totalmente inglês e tem 13 semanas de duração, com uma carga horária semanal de aproximadamente cinco horas.

The Computing Technology Inside Your Cell Phone“, Cornell

Em “A tecnologia de computação dentro do seu telefone celular” (em tradução livre), curso oferecido pela Universidade Cornell, o estudante vai ter uma ampla visão de como funcionam os processos e tecnologias que fazem com que nossos smartphones sejam tão potentes.

O conteúdo começa avançando passo a passo pelas camadas fundamentais da tecnologia de computação, indo de números binários à softwares e aplicativos e, em seguida, abrange técnicas avançadas de desempenho e os detalhes dos processadores reais de smartphones.

A universidade recomenda que o aluno tenha algum conhecimento de ciência da computação para poder absorver todo o conteúdo perfeitamente.

PUBLICIDADE

O curso “The Computing Technology Inside Your Cell Phone” é ministrado em inglês e possui 10 semanas de duração.

“Bitcoin and Cryptocurrency Technologies”, Princeton

O curso “Bitcoin e as tecnologias das criptomoedas” (em tradução livre) oferecido pela Universidade de Princeton promete ensinar aos alunos como realmente entender sobre o Bitcoin, destrinchando seu funcionamento no nível técnico, abordando questões de criptografia avançada, anonimato, mineração e políticas regulamentárias.

Segundo a descrição do curso, as aulas serão fundamentais para que o aluno saiba separar fatos da ficção ao ler informações e notícias sobre Bitcoin e outras criptomoedas.

O curso “Bitcoin and Cryptocurrency Technologies” é ministrado em inglês, possui 11 semanas de duração e tem uma carga horária semanal de três a seis horas.

“Improving Your Business Through a Culture of Health”, Harvard

O curso “Melhorando Seus Negócios Através de uma Cultura de Saúde” (em tradução livre) é oferecido pela Universidade de Harvard e aborda, principalmente, a discrepância entre os EUA terem um dos melhores ambientes para realizarem negócios e ao mesmo tempo um dos sistemas de saúde mais problemáticos do mundo.

O conteúdo aborda uma série de estratégias, táticas e ferramentas de como os EUA podem melhorar sua forma de tratar a saúde.

Ao longo das aulas, os professores levantam debate sobre uma abordagem diferente na saúde pode melhorar o bem-estar dos funcionários, bem como a saúde dos consumidores, das comunidades e do meio ambiente.

O curso “Improving Your Business Through a Culture of Health” é ministrado em inglês, possui nove horas de duração e conta uma carga horária semanal de uma a três horas.

“Entrepreneurship 1: Developing the Opportunity”, Universidade da Pensilvânia

O curso “Empreendedorismo 1: Desenvolvendo a Oportunidade” (em tradução livre), oferecido pela Universidade de Pensilvânia, foi desenvolvido para apresentar os conceitos fundamentais do empreendedorismo, incluindo a definição do que é o empreendedorismo, o perfil do empreendedor, a diferença entre empreendedorismo e gestão empresarial e o papel da criação de empreendimentos na sociedade.

O aluno irá explorar onde o empreendedorismo tecnológico e o empreendedorismo de impacto se alinham e onde eles divergem, e aprenderá técnicas comprovadas para identificar uma oportunidade, avaliar as propostas, testar a hipótese e criar um protótipo.

O curso “Entrepreneurship 1: Developing the Opportunity”é ministrado em inglês e possui quatro semanas de duração.

Machine Learning“, Universidade Brown

Um curso voltado para alunos de graduação em tecnologia e sistemas da informação que abrange a área de Inteligência Artificial relacionada a programas de computador que modificam e melhoram seu desempenho por meio de experiências e aprendizado.

A primeira parte do curso abrange o Aprendizado Supervisionado, uma tarefa simples de aprendizado de máquina que possibilita que um telefone reconheça sua voz, por exemplo.

Na parte dois, o aluno aprenderá sobre o Aprendizado Não Supervisionado, mecanismo que permite que os algoritmos do Netflix saibam como recomendar filmes a um usuário com base na experiências do consumidor, por exemplo.