União Europeia torna obrigatório carregador universal para celulares; veja como será

Apple resistiu à medida para padronizar as entradas de carregamento em seus dispositivos alegando que tal legislação seria um empecilho na inovação

Equipe InfoMoney

Cabo de carregamento de iPhone

Publicidade

O Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira (4), uma lei que obriga a existência de um carregador universal, com entrada USB-C, para smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis. A medida passa a valer a partir de 2024 e obrigará a gigante de tecnologia Apple a mudar a entrada específica para seus modelos de iPhone, chamada Lightning.

A medida foi aprovada por 602 votos a favor e 13 contra, além de oito abstenções. Os deputados favoráveis a um carregador único e universal argumentaram que o equipamento, assim regulado, vai reduzir o descarte indiscriminado de carregadores obsoletos e os custos aos consumidores.

Cálculos realizados apontam que a mudança deverá representar uma economia na ordem de 200 milhões de euros por ano, além de reduzir pouco mais de mil toneladas de lixo eletrônico anualmente em toda a Europa.

Continua depois da publicidade

A Apple resistiu à medida para padronizar as entradas de carregamento em seus dispositivos alegando que tal legislação seria um empecilho na inovação. No entanto, usuários dos produtos da companhia reclamam que a entrada Lightning é capaz de transferir dados em apenas uma fração da velocidade do USB-C.

Metade dos carregadores vendidos com telefones celulares em 2018 tinham um conector USB micro-B, enquanto 29% tinham um conector USB-C e 21% um conector Lightning, usado pela Apple, segundo estudo da Comissão de 2019.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e agosto para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.

Continua depois da publicidade

(Com informações da Reuters)