Publicidade
SÃO PAULO – Na contramão dos balanços negativos apresentados por alguns mercados da economia global, o turismo brasileiro driblou a crise financeira e registrou crescimento de 20% nos dois primeiros meses de 2009, em relação ao ano anterior.
“O turismo brasileiro foi um investimento certeiro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou o Ministério do Turismo em 2003”, avaliou o ministro da pasta, Luiz Barretto.
Outros dados que fortalecem esse crescimento dizem respeito aos pacotes de viagens e aos voos domésticos. Para se ter uma ideia, as vendas de pacotes turísticos cresceram 15%, entre os primeiros bimestres de 2008 e 2009, segundo dados da Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem).
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Além disso, o número de turistas que optaram viajar de avião se elevou, fazendo com que os voos domésticos tivessem um incremento de 10%, nesta mesma base comparativa.
“Está na hora de conhecer o Brasil”
Para os próximos meses de 2009, o Ministério do Turismo está preparando uma série de campanhas e ações para incentivar as viagens pelo Brasil.
A partir da ideia “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, lançada no fim de 2008, a pasta planeja realizar campanha, filmes e anúncios para estimular viagens domésticas antes de feriados prolongados. Dentro deste mesmo propósito, está outra campanha de divulgação dos destinos nacionais nos aeroportos pelo país.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Ministério dará continuidade ao programa “Viaja Mais Melhor Idade”, que beneficia pessoas idosas, e à campanha “Brasil Sensacional”, que divulga o país no exterior.
Estudar para melhorar a prática
Outro ponto a ressaltar é o diagnóstico que o Ministério elabora, junto com a FGV (Fundação Getulio Vargas), sobre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil, revelando as qualidades e necessidades de cada local.
A partir de 2009, os 17 municípios candidatos à sede da Copa do Mundo de 2014 receberão um estudo mais específico.