Carros

Toyota confirma recall no Brasil; MJ notifica montadoras envolvidas

Montadora irá terá mais informações a partir de amanhã (12)

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Toyota confirmou que há carros da montadora em circulação no Brasil que estão envolvidos no recall mundial por falha de airbags. Este é o maior recall já realizado envolvendo airbags produzidos pela Takata, a segunda maior fornecedora mundial do componente, sendo que mais de 3 milhões de carros estão envolvidos.

A montadora japonesa informou que esclarecerá mais sobre o assunto na próxima sexta-feira (12), na qual serão informados quais carros terão que passar pelo recall e qual é o posicionamento da empresa.

Ministério da Justiça
A Senacon/MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça) notificou, nesta quinta-feira (11), além da Toyota, outras três montadoras japonesas que receberam o produto defeituoso, Honda Nissan e Mazda, para apresentar um comunicado relativo ao recall. Caso os esclarecimentos não sejam apresentados, as montadoras poderão sofrer sanções baseadas do Código de Defesa do Consumidor.

Procurada pelo Portal InfoMoney, a Mazda informou que deixou de comercializar veículos no País por volta dos anos 2000, e por isso, não deve haver carros da marca no Brasil envolvidos no recall.

A Nissan Brasil afirmou que está entrando em contato com a Nissan global para saber se os carros brasileiros foram afetados pelos airbags defeituosos. A Honda informou que a empresa ainda está avaliando a situação das unidades comercializadas no Brasil e se pronunciará tão logo os levantamentos sejam finalizados.

Entenda o caso
Durante um acidente, o airbag no banco do passageiro da frente pode não inflar corretamente, devido a um problema com o propelente usado no dispositivo. Como resultado, há risco de princípio de incêndio ou ferimentos aos passageiros. Os airbags foram produzidos entre 2000 e 2002.