Toyota confirma recall no Brasil; MJ notifica montadoras envolvidas

Montadora irá terá mais informações a partir de amanhã (12)

Publicidade

SÃO PAULO – A Toyota confirmou que há carros da montadora em circulação no Brasil que estão envolvidos no recall mundial por falha de airbags. Este é o maior recall já realizado envolvendo airbags produzidos pela Takata, a segunda maior fornecedora mundial do componente, sendo que mais de 3 milhões de carros estão envolvidos.

A montadora japonesa informou que esclarecerá mais sobre o assunto na próxima sexta-feira (12), na qual serão informados quais carros terão que passar pelo recall e qual é o posicionamento da empresa.

Ministério da Justiça
A Senacon/MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça) notificou, nesta quinta-feira (11), além da Toyota, outras três montadoras japonesas que receberam o produto defeituoso, Honda Nissan e Mazda, para apresentar um comunicado relativo ao recall. Caso os esclarecimentos não sejam apresentados, as montadoras poderão sofrer sanções baseadas do Código de Defesa do Consumidor.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procurada pelo Portal InfoMoney, a Mazda informou que deixou de comercializar veículos no País por volta dos anos 2000, e por isso, não deve haver carros da marca no Brasil envolvidos no recall.

A Nissan Brasil afirmou que está entrando em contato com a Nissan global para saber se os carros brasileiros foram afetados pelos airbags defeituosos. A Honda informou que a empresa ainda está avaliando a situação das unidades comercializadas no Brasil e se pronunciará tão logo os levantamentos sejam finalizados.

Entenda o caso
Durante um acidente, o airbag no banco do passageiro da frente pode não inflar corretamente, devido a um problema com o propelente usado no dispositivo. Como resultado, há risco de princípio de incêndio ou ferimentos aos passageiros. Os airbags foram produzidos entre 2000 e 2002.