Publicidade
SÃO PAULO – Quando se trata da internet e das armadilhas que ela possui, todo o cuidado é pouco, mesmo para aqueles que vivem navegando na web e possuem grandes conhecimentos sobre ela.
Como as pessoas já não clicam em todos os links e possuem conhecimentos cada vez maiores de segurança na internet, os hackers estão desenvolvendo técnicas cada vez mais elaboradas para atingir a vítima.
Ataques avançados
De acordo com a empresa de segurança para a internet, Kaspersky Lab, existem cinco ataques avançados que exigem a atenção dos usuários. Um deles, chamado de man-in-the-middle para LAN/WAN, se dedica a roubar senhas e identidades. Nesse ataque, o tráfego da rede é redirecionado para um host malicioso, e os internautas raramente o percebem, mesmo os que possuem grandes conhecimentos, já que não provoca nenhuma alteração no computador, com o envio e recebimento normal de e-mails, e visualização de sites.
Em outro ataque, o Clickjacking, o internauta visita as páginas que já conhece sem saber que o site foi hackeado e o código original modificado. Ao acessar a página, um ou mais códigos maliciosos são executados na máquina da vítima, sem que ela tenha baixado ou executado nada do sistema.
A empresa também destaca um ataque muito recorrente na América Latina, devido ao alto índice de pirataria. Trata-se da utilização da rede P2P, muito utilizada para baixar músicas e vídeos. Muitos desses programas estão com algum código malicioso, e quando executados, infectam o computador da vítima. Ao baixar uma música, por exemplo, pode ser solicitado a instalação de um codec, supostamente necessário para a sua execução, porém, esse codec é na verdade um código malicioso.
O quarto ataque é semelhante ao utilizado pelo man-in-the-middle, a diferença é que, na maioria das vezes, ocorre em redes Wi-Fi públicas e gratuitas. O usuário se conecta ao ponto de acesso do tipo Ad-hoc em qualquer um dos lugares da rede, sem saber que este é malicioso.
Continua depois da publicidade
A última ameaça afeta os usuários que trabalhem em redes onde há mais máquinas conectadas. Nesse caso, o computador pode ser infectado por meio dos recursos compartilhados.