The Velvet Sundown: banda criada por IA alcança meio milhão de ouvintes no Spotify

Conjunto já lançou dois álbuns em plataformas como Spotify, Apple Music, YouTube, Deezer e Amazon Music

Camille Bocanegra

Foto da suposta banda The Velvet Sundown (Reprodução)
Foto da suposta banda The Velvet Sundown (Reprodução)

Publicidade

Uma banda criada inteiramente por inteligência artificial atingiu a marca de meio milhão de ouvintes mensais em plataformas digitais, tornando-se um fenômeno inédito no mercado musical brasileiro, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

A obra do conjunto musical poderia ser identificado como rock psicodélico, com fortes referências de bandas dos anos 70. Especula-se que projeto teria sido desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros, músicos e programadores, que utilizaram modelos avançados de IA para compor, produzir e interpretar as músicas do grupo.

“A banda foi formada pelo cantor e tocador de mellotron Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, Milo Rains, que cria os sons texturizados de sintetizador da banda, e o percussionista de espírito livre Orion “Rio” Del Mar. Juntos, eles constroem silenciosamente o som perfeito para se perder”, diz a descrição da banda no Spotify.

Continua depois da publicidade

Ainda não se sabe, no entanto, quem está por trás do projeto. A banda já acumula milhares de seguidores e suas faixas figuram entre as mais ouvidas em playlists de tendências.

Álbuns lançados na plataforma Spotify (Reprodução/Spotify)

Só este ano, banda já lançou dois álbuns em plataformas como Spotify, Apple Music, YouTube, Deezer e Amazon Music. De todas, apenas na plataforma Deezer há um alerta: “Algumas faixas neste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial”.

O grupo virou tema entre os usuários da plataforma Reddit, tanto pelo sucesso que fez as plataformas de música quanto pela falta de perfis ou pegada digital dos integrantes. De acordo com o site Tenho Mais Discos Que Amigos, especializado em música, foi levantada a hipótese de número de reproduções das músicas possa ter sido inflado por bots.

Continua depois da publicidade

“The Velvet Sundown não está tentando reviver o passado. Eles estão reescrevendo-o. Soam como a memória de um tempo que na verdade nunca aconteceu… mas de alguma forma fazem isso parecer real”, conclui a descrição da banda de inteligência artificial no Spotify.