Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos já está em operação

TPS 3 tem capacidade inicial de 12 milhões de pessoas por ano e abriga 34 aeronaves

Publicidade

SÃO PAULO – O Terminal de Passageiros número 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi inaugurado no último domingo (11) e três companhias aéreas já estão operando no local. O terminal é destinado para voos internacionais e visa desafogar o alto fluxo de viajantes que frequentam os Terminais 1 e 2 – em 2013, 36 milhões de turistas passaram pelo aeroporto.

As primeiras empresas a ocupar o TPS 3 são a Lufthansa, Swiss Airlines e TAP, sendo que o primeiro voo a desembarcar no novo terminal foi da Lufthansa por volta das 4h00, vindo de Munique, seguido pelo da TAP (Lisboa), Swiss (Zurique) e outro da companhia alemã (Frankfurt).

Até a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho, oito companhias aéreas estarão em operação no Terminal (Lufthansa, Swiss Airlines, TAP, Turkish Airlines, China Airlines, United Airlines, Emirates Airlines e AirCanada), já que a concessionária do aeroporto optou por fazer uma transferência gradual das 25 empresas que ocuparão o Terminal.

Segundo o presidente do GRU Airport, Antonio Miguel Marques, foi adotada a alternativa mais segura de fazer a transferência. “As experiências mundiais mostram que as transferências feitas de uma vez só geram muitos problemas, não só para os passageiros, mas também para as companhias aéreas”, explica.

Características
O novo Terminal tem capacidade inicial de 12 milhões de pessoas por ano, 34 aeronaves, 192 metros quadrados e conta com tecnologia e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. As obras levaram um ano e nove meses para serem finalizadas e foram investidos R$ 2,8 bilhões tanto na construção quando em melhorias em todo o aeroporto.

O TPS 3 ainda conta com 108 balcões de check-in, 26 totens de autoatendimento de check-in, 104 balcões da Polícia Federal de controle de passaporte e 108 lojas – neste primeiro momento, somente 53 lojas estão abertas, sendo que até setembro a previsão é de que 90% dos estabelecimentos estejam em funcionamento; os outros 10% serão ocupados com lojas que a concessionária considerar que estão faltando de acordo com o perfil dos passageiros.

Continua depois da publicidade

A interligação entre o TPS 3 e os outros terminais é feita por uma passarela, além disso, serão disponibilizadas duas linhas de ônibus circulares que passarão pelos terminais 1,2 e 3 e os terminais 1,2,3,4 e de cargas, respectivamente.

Copa do Mundo
As oito empresas do Terminal 3 serão responsáveis de 20% a 30% dos voos internacionais até a Copa do Mundo. Durante o evento, a transferência das empresas aéreas será interrompida; além disso, o Terminal 4 será exclusivo para receber as seleções de futebol.

Futuro
Com a conclusão da transição, 80% das operações internacionais serão atendidas pelo novo terminal. Para este ano, também devem entrar em funcionamento o despacho automático de bagagem, os e-gates (portões eletrônicos) de controle de passaporte brasileiro e o sistema automático de distribuição de bagagens.

Em outubro, será inicializado o projeto de modernização dos Terminais 1 e 2; as reformas devem durar 18 meses, com prazo de entrega para o primeiro trimestre de 2016. Outra novidade é a construção de dois hotéis, um interno e outro com ligação direta com o aeroporto.

Ambos serão da bandeira Wyndham Grand Collection e com classificação quatro estrelas. O interno está previsto para ser entregue ainda esse ano e terá de 50 a 70 quartos destinados aos passageiros que passarão um longo tempo dentro do aeroporto. Já o outro, com 350 quartos, será entregue em 2016 e terá uma passarela interligando-o até o Terminal 3.