Terminais de ônibus de São Paulo não permitem mais integração gratuita

Baldeação sem precisar pagar nova tarifa passa a ser benefício exclusivo do Bilhete Único, apenas no prazo de duas horas

Publicidade

SÃO PAULO – Os terminais de ônibus da cidade de São Paulo estão funcionando sob novas regras. Após a alteração em todas as unidades da capital paulista, o terminal de São Mateus, único restante, deve aderir ao sistema no próximo dia 26, segundo informações do SP Trans.

Com a medida, os passageiros passam a embarcar nos coletivos como se estivessem em qualquer outro ponto, ou seja, pagando a passagem diretamente ao cobrador. Quem tem Bilhete Único deve validá-lo também no interior do próprio ônibus.

Antes da modificação, ao desembarcar dentro de um terminal de ônibus o usuário podia tomar qualquer outro coletivo sem precisar pagar nova tarifa. Isso não é mais possível.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

De acordo com a Prefeitura Municipal, a alteração ocorre para modernizar o sistema de integração, uma vez que o Bilhete Único passou a cumprir, com maior abrangência, o papel que antes era restrito aos terminais, ou seja, o de possibilitar baldeações gratuitas.

Outro lado

Quem utiliza o transporte coletivo reclama da mudança no sistema de terminais de ônibus. Embora o Bilhete Único, implementado na gestão anterior, tenha, de fato, permitido a troca gratuita de ônibus dentro do prazo de duas horas, muita gente diz que chega ao terminal depois de expirado este tempo. Antes, mesmo após este prazo, se o usuário já estivesse no terminal, ele poderia tomar outro ônibus sem pagar novo bilhete.

Sem contar a unidade de São Mateus, os outros 22 terminais da capital paulista já aboliram o benefício da integração gratuita, que agora cabe apenas ao Bilhete Único. A modificação começou com Grajaú, em 27 de novembro do ano passado, e desde então o processo de mudança vem acontecendo gradualmente.

Tópicos relacionados