Termina no sábado prazo para que veículos escolares verifiquem equipamento

Vistoria do cronotacógrafo, espécie de caixa preta, é obrigatória e certificação será exigida nas inspeções do Ipem

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Veículos de transporte escolar têm até o próximo sábado (31) para verificar o cronotacógrafo – uma espécie de caixa preta dos veículos que registra dados como distância percorrida, limites de velocidade e tempo de direção.

Veículos que transportam produtos perigosos e passageiros em geral devem apresentar certificado de verificação do equipamento durante as inspeções periódicas efetuadas pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo), responsável pela aprovação e emissão do certificado de verificação do aparelho no estado paulista.

Como conseguir a certificação

Para conseguir o certificado, o motorista deve passar em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Ipem para lacrar o instrumento. Depois, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se o equipamento segue os requisitos previstos.

Continua depois da publicidade

O posto emitirá um relatório que será encaminhado para o Ipem. Se aprovado, o órgão emitirá o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

“A verificação do equipamento colabora para que as informações fornecidas por ele tenham efeito legal e possam ser utilizadas por agentes de trânsito e empresas que fazem o monitoramento do transporte”, considera o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paulo.

Desde o dia 1º de setembro, veículos que transportam produtos perigosos devem apresentar o certificado de verificação durante as inspeções do Ipem. Já veículos que transportam passageiros em geral têm até 31 de dezembro para fazer a verificação e o prazo para transportadores de cargas em geral termina em 31 de dezembro de 2010.