Tentativas de fraudes crescem mais de 130% na Black Friday 2021, mostra levantamento

Em termos financeiros, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, aumento da ordem de 79%

Mariana Zonta d'Ávila

(Shutterstock)

Publicidade

A Black Friday 2021, realizada na última sexta-feira (26), registrou 119.318 tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro, aumento de 131,5% na comparação com o evento do ano passado. Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, com base em um levantamento feito entre os dias 25 e 29 de novembro.

Em termos financeiros, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, aumento da ordem de 79% em relação aos R$ 70,3 milhões registrados um ano antes.

Segundo a empresa, entre os segmentos com maior índice percentual de fraudes evitadas este ano estão: automotivo, ar-condicionado, ferramentas, celular e eletrônicos, em linha com o apresentado no evento de 2020.

Continua depois da publicidade

Na Cyber Monday, que ocorreu nesta segunda-feira (29), eletrônicos, celulares, bebidas, automotivo e ferramentas ocuparam a lista dos segmentos que tiveram o maior número de tentativas de fraudes este ano.

O levantamento da ClearSale também considerou ofertas de Black Friday no mercado financeiro. Foram mais de 586 mil propostas (entre crédito, aberturas de contas online, emissão de cartões etc), crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 25% nas tentativas de fraude.

Já em Telecom, houve um decréscimo com relação à quantidade de pedidos em cerca de 11%, o que impactou diretamente na tentativa de fraude evitada, que saiu de quase 7 mil em 2020 para pouco mais de 2,2 mil em 2021.

Continua depois da publicidade

“Devido ao contexto de pandemia e isolamento social, as plataformas digitais estão sendo cada vez mais procuradas pelos brasileiros na hora das compras. No entanto, é importante se atentar aos criminosos que identificaram esse cenário como oportunidade para tentar fraudar as transações, principalmente na Black Friday, que muitas promoções são ofertadas e geram um tráfego de pessoas ainda maior”, afirma Omar Jarouche, diretor de marketing e soluções da ClearSale, em nota.