Publicidade
SÃO PAULO – Para algumas famílias, a conta de telefone é uma verdadeira vilã do orçamento. As ligações por VoIP – voz sobre IP, via computador – são uma boa maneira de reduzir os gastos. No entanto, a falta de habilidade no manuseio do computador é um fator que impede muitas pessoas de utilizar esse benefício.
De acordo com o TIC Domicílios 2007, divulgado na última quarta-feira (7), apenas 5% dos usuários de internet no Brasil utilizam o computador para fazer ligações telefônicas.
Além disso, segundo o estudo, as habilidades na internet variam de modo significativo conforme a renda familiar, ou seja, quem tem menor renda possui menos habilidade para utilizar as ferramentas disponíveis na rede e acaba perdendo oportunidades de reduzir os gastos.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Habilidades x Renda Familiar
Segundo o levantamento, a habilidade para utilizar programas que permitem trocar filmes e músicas na internet, fazer ligações telefônicas e baixar e instalar softwares atinge 42%* dos indivíduos com renda de 10 ou mais salários mínimos.
No entanto, as habilidades diminuem conforme diminui a renda. Assim, apenas 21%* das pessoas que ganham entre 5 e 10 salários mínimos utilizam as ferramentas descritas no estudo. Entre os que ganham entre 3 e 5 salários, a porcentagem cai para 13%*, reduzindo-se para 8%*, entre os que ganham de 3 a 5 salários, e para 8%, entre os que ganham de 2 a 3 salários.
Já entre os que ganham entre 1 e 2 salários, 5%* utilizam as ferramentas. O número cai para 2%* entre os que ganham até um salário mínimo.
Continua depois da publicidade
O estudo afirma ainda que o fato de as conexões de banda larga serem mais disponíveis nas faixas de renda mais altas também tem efeito sobre o percentual de pessoas com determinadas habilidades na internet, como baixar e instalar software e usar a internet para realizar ligações telefônicas, entre outras.
* percentual sobre o total da população