Tecnologia: número de adeptos ao Internet Banking cresce rápido no Brasil

Além de cair no gosto da população, em 2005, 75% das empresas utilizaram o serviço; causa é expansão da banda larga

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo dados do estudo Information Economy Report 2006, da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, as conexões de banda larga no Brasil permitiram aumento no uso de diversos serviços pela internet, como o comércio online e o e-banking.

Entre os países em desenvolvimento, o Brasil se destaca no uso do internet banking. Além de cair no gosto da pessoa física, que vê nas transações online uma facilidade na hora de pagar contas e checar dados bancários, somente no ano passado, 75% das empresas utilizavam o serviço, excluindo as pequenas.

Banda Larga

O estudo confirma que a banda larga já se tornou algo tão vital para os negócios e fornece tantas vantagens competitivas que suas utilidades e necessidades podem ser comparadas com a da água e energia elétrica.

A tendência é nova para os países em desenvolvimento, onde a conexão dial-up ainda existe. O crescimento da banda larga em grande escala se dá pela competição entre empresas e diminuição dos preços, mas ainda depende da infra-estrutura.

Segundo a pesquisa, os países em desenvolvimento não contam com grandes investimentos em banda larga nas cidades afastadas da área urbana. Tecnologia wireless e satélites podem ajudar a diminuir o custo para a população em áreas rurais. O estudo ainda diz que os governos devem investir em infra-estrutura.

Outros dados

Com relação ao comércio eletrônico, o estudo diz que a adesão dos países em desenvolvimento ao serviço vem crescendo rapidamente. O crescimento estava entre 6% e 10% nos anos anteriores.

Continua depois da publicidade

O celular continua a ser a tecnologia que mais atrai a população dos países em desenvolvimento. Somente na América Latina, os usuários da telefonia móvel contabilizam 4,18 para cada 10 habitantes.