Taxa de encomendas internacionais dos Correios fica mais cara

De acordo com comunicado da estatal, este é o primeiro reajuste que a taxa sofre desde que foi implementada, em 2014 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Na última segunda-feira (5), a taxa cobrada pelos Correios para o serviço de despacho postal, cobrada de todas as encomendas internacionais que chegam ao Brasil, sofreu um reajuste de R$ 12 para R$ 15.

De acordo com comunicado da estatal, este é o primeiro reajuste que a taxa sofre desde que foi implementada, em 2014. Ela é uma cobrança referente aos custos de “processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio-X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com o destinatário e remetente”, segundo os Correios.

Estão sujeitas a essa cobrança todas as encomendas “cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica Minhas Importações”. A cobrança da taxa não está ligada às possíveis tributações da Receita Federal. Essa regra está em vigor desde o dia 22 de janeiro.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O novo modelo de importação, sujeito à taxa, foi implantado em dezembro de 2017. Ainda segundo os Correios, ele permite que “os órgãos de controle realizem as fiscalizações de forma automática e permitem que o consumidor interaja eletronicamente durante o trâmite”, solicitando pagamento dos impostos e serviços pela internet e também enviando documentos complementares. “Cumpridas as exigências fiscais e aduaneiras de forma eletrônica, os Correios podem entregar a mercadoria diretamente no endereço do destinatário”, explica a empresa.

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos.