SPTrans se posiciona após lista com “linhas de ônibus excluídas” viralizar na internet

"Não acredite em tudo o que você lê na internet", informa a empresa

Mariana Zonta d'Ávila

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SÃO PAULO – Uma lista divulgada pelo Movimento Passe Livre viralizou nas redes sociais na última quarta-feira (28) após mencionar dezenas de linhas de ônibus que seriam retiradas de circulação. 

Na planilha de divulgação, que pode ser encontrada neste link, a página informa o número da linha de ônibus e se ela será “mantida”, “cortada” ou “excluída”. Segundo o MPL, “o número e nome [da linha] pode não ter mudado, mas a SPTrans pode ter deixado o trajeto da sua linha irreconhecível – ainda não conseguimos analisar tudo”. 

Nas redes sociais, usuários reclamam da possível medida, afirmando que muitas das linhas citadas fazem parte de trajetos do dia a dia. 

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Em comunicado, a SPTrans afirmou que uma minuta do futuro edital de licitação de ônibus em São Paulo está em consulta pública até a próxima segunda-feira (5). “Neste momento o que existe é uma proposta de readequação da rede, que prevê ônibus chegando em mais ruas da cidade e com maior oferta de lugares na frota, atendendo melhor a população”.

Ainda de acordo com a SPTrans, as mudanças propostas em linhas só serão implantadas a partir de seis meses da assinatura dos novos contratos, com prazo para conclusão de três anos. “Tudo será feito de forma gradativa e os passageiros serão avisados com antecedência por meio dos canais de comunicação da SP Trans”, informou. 

No Facebook, a empresa informou que “a nova rede proposta prevê viagens mais rápidas, mais frequência de ônibus nos pontos, maior número de viagens e aumento da cobertura do serviço”. E completa: “Não acredite em tudo o que você lê na internet”.

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Nesta sexta-feira (2), a SPTrans enviou um novo comunicado à imprensa informando que nenhuma mudança de linhas de ônibus será feita nos próximos dias. “A lista de linhas elaborada pelo Movimento Passe Livre, que circula nas redes, é falsa (fake news) e tenta, em um ano eleitoral, confundir e desinformar. Além disso, esconde da população a verdadeira proposta de melhoria na rede da cidade”. 

A prioridade, segundo a rede, é priorizar ônibus menores circulando em bairros e ônibus maiores em grandes avenidas e corredores, de forma a permitir um menor intervalo entre as linhas e menor tempo de espera nos pontos de ônibus.