Publicidade
O Spotify removeu mais de 75 milhões de faixas “spam”, criadas por inteligência artificial (IA), da sua plataforma nos últimos 12 meses. A empresa anunciou que reforçou suas políticas e deve focar cada vez mais no combate a músicas feitas por IA.
Segundo o comunicado, o Spotify foca em reforço na aplicação de violações por imitação, um novo sistema de filtragem de spam, e divulgação de uso de IA em músicas com créditos dentro do padrão da indústria.
A empresa afirma que, apesar das constantes regras e políticas aplicadas, as ferramentas de IA tornaram mais fácil do que nunca gerar deepfakes vocais de artistas populares, ou seja, clonagem de voz de artistas por IA não autorizadas.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
O Spotify deve ainda investir em novos recursos para analisar “conteúdos fora do lugar” e perfis secundários de artistas, permitindo que a revisão seja feita com urgência nesses casos. A plataforma também desenvolve um filtro de spam, que identifica músicas feitas por IA e para de recomendá-las.
Outra novidade, que ainda está em desenvolvimento, é a divulgação de uso de IA nos créditos musicais. De acordo com a empresa, esse padrão permite que artistas e detentores de direitos indiquem claramente onde e como a IA participou na criação de uma faixa – seja em vocais, instrumentação ou pós-produção.
O crédito autoral para a tecnologia exige alinhamento em toda a indústria. O Spotify indicou que possui parceiros nesse objetivo como Amuse, AudioSalad, Believe, CD Baby, DistroKid, Downtown Artist & Label Services, EMPIRE, Encoding Management Service – EMS GmbH, FUGA, IDOL, Kontor New Media, Labelcamp, NueMeta, Revelator, SonoSuite, Soundrop e Supply Chain.
Continua depois da publicidade
“Enquanto a IA muda a forma como parte da música é feita, nossas prioridades permanecem as mesmas. Estamos investindo em ferramentas para proteger a identidade dos artistas, aprimorar a plataforma e oferecer mais transparência aos ouvintes”, afirma o comunicado.
O Spotify ainda afirma que apoia a liberdade criativa dos artistas no uso da IA, ao mesmo tempo em que combate ativamente seu uso indevido por meio de fraudadores.
