SP: intenção de compras e inadimplência sobem na primeira quinzena do mês

Segundo dados da ACSP, aumento da vendas é reflexo das promoções e da redução da taxa Selic

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Na primeira quinzena de setembro, tanto a intenção de compras como a inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo apresentaram aumento nos registros, segundo revelam dados divulgados nesta sexta-feira (16) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

As consultas ao SCPC Cheque, que medem as compras à vista, subiram 5% nos primeiros 15 dias deste mês, ante igual período do ano passado. Já o SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 3,7%. A recuperação das compras a prazo no início setembro é reflexo das promoções e de um efeito psicológico provocado pela redução de 0,5 ponto na taxa Selic.

Na comparação com a primeira metade de agosto, houve crescimento de 1,4% no SCPC e queda de 18,8% no SCPC/ Cheque.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência
O balanço da ACSP mostra ainda alta de 13,8% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC, na primeira metade de setembro, frente a igual período de 2010.

Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram menos (10,6%), na mesma base comparativa, o que reflete a continuidade da alta gradual dos atrasos nas compras parceladas.

“Considerando a nova sinalização de queda da taxa Selic, a expectativa é que as vendas no varejo possam apresentar alguma aceleração nos próximos meses”, diz o presidente da ACSP e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato.