SP, 470: veja o que abre e o que fecha no aniversário da maior cidade do país

Bancos não vão funcionar, mas operações da B3 serão mantidas; veja situação de outros serviços

Anna França

São Paulo (Getty Images)

Publicidade

São Paulo, a cidade mais populosa da América Latina, completará 470 anos na quinta-feira (25). Neste primeiro feriado de 2023, após as festas de fim de ano, os paulistanos poderão se divertir com shows e vários eventos culturais. Mas é bom ficar atento porque muitos serviços não funcionarão no dia das celebrações. Confira:

Bancos

As agências bancárias não vão abrir na cidade de São Paulo no feriado municipal. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados oficiais de âmbito nacional, estadual ou municipal, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Assim, mesmo não sendo nacional, o aniversário de São Paulo é considerado um feriado oficial. Portanto, carnês e contas de consumo vencidos no 25 de janeiro poderão ser pagos sem acréscimos na sexta-feira (26), dia útil. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento. Os clientes sempre podem usar os canais digitais, como internet e mobile banking, para a realização de transferências e pagamento de suas contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais.

B3 – Bolsa de valores

Na B3, cuja sede fica em São Paulo, haverá pregão regular. A bolsa informa que as negociações só são paralisadas em feriados nacionais.

Assim sendo, haverá movimentação no mercado de câmbio pronto, negociação, registro de operações, liquidação e movimentação de garantias na Câmara de Câmbio. Também haverá registro de operações de títulos do agronegócio, mantendo-se as grades de horários usuais; negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos na Câmara B3; contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3; movimentações de ativos depositados na Central Depositária de Renda Variável.

Continua depois da publicidade

Na Cetip, haverá registro, movimentações e liquidação para as operações de renda fixa e de derivativos nas modalidades sem contraparte central garantidora e com contraparte central garantidora, mantendo-se o horário normal de funcionamento. No Tesouro Direto também será mantido o horário usual de funcionamento para negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto.

Correios

As agências localizadas na capital paulista não vão funcionar na quinta para atendimento ao público por causa do feriado. A estatal diz que os atendimentos serão retomados na sexta-feira (26).

Poupatempo

As unidades do Poupatempo da capital paulista não vão funcionar na quinta-feira (25). Na sexta (26), voltam a operar normalmente com horário de expediente normal. Os setores administrativos, a Ouvidoria, os postos avançados nas delegacias e os núcleos regionais estarão fechados na quinta (25) e sexta (26). As opções digitais, no entanto, seguem funcionando no site, app do Poupatempo, totens de autoatendimento e via WhatsApp. Entre os serviços que podem ser realizados online estão: renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, entre outros.

Agências do INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do município de São Paulo também não terão atendimento ao público na quinta-feira (25). Os cidadãos também poderão fazer as solicitações ao INSS, a qualquer momento, pelo site ou aplicativo Meu INSS. Pelo telefone 135, é possível, por exemplo, fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar aposentadoria, pensão e outros benefícios, além de agendar atendimento presencial. Pelo app, o cidadão pode solicitar benefícios e anexar a documentação necessária; emitir extrato de suas contribuições previdenciárias e de pagamento de benefícios; simular o tempo de contribuição para a aposentadoria, agendar atendimento presencial; entre outros serviços.

Atividades Culturais

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reuniu alternativas para a população festejar o feriado, aproveitando atividades em oficinas culturais, circo e museus.

Em uma homenagem à rainha do rock brasileiro, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresentará o “Tributo a Rita Lee”. Coordenado pela cantora Eve da Mata, o evento traz um repertório abrangente, contemplando diversas canções da artista, falecida em 2023 aos 75 anos. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá a performance “Oswald dança Rita Lee”. A oficina de dança vai comemorar o aniversário da capital paulista com as músicas da artista paulistana, remixadas ao vivo pela bailarina e DJ Daniela Moraes. A atividade, das 13h às 14h, explora a fusão entre movimento, música e arquitetura.

E para os admiradores da arte circense tem o espetáculo infantil com mágica, puppets e ventriloquia  “Quem está Falando?”, no Mundo do Circo SP, no Parque da Juventude, às 17h.

No Museu Catavento terá a oficina especial Light Painting e os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado final é uma imagem única e surpreendente, nos horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

O Museu da Língua Portuguesa, na Luz, funcionará normalmente no aniversário da cidade de São Paulo, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver de folga. Neste dia, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o espaço e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada “Quem civiliza quem?” (às 10h e às 13h) e a outra chamada “Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo” (às 11h e às 15h).

Já o Museu Casa Mário de Andrade preparou a oficina Bonecos de papel, que acontecerá das 14h às 15h30. Conduzido pela arte-educadora Carô Luvisotto, este encontro convida os participantes a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu. Ao personalizar os bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade é possível mergulhar em uma jornada lúdica e educativa.

Na Casa das Rosas, das 11h às 16h, a Feira Multicultural terá trabalhos do mundo no jardim. O evento é promovido pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio e fomenta a autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras. A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes. Ainda terá  Sons da Paulista, Jacking Baile, uma experiência de House Dance ao som de batidas eletrônicas proporcionada pela Nós D’água Companhia de Dança.

E para os amantes de esportes, o Museu do Futebol traz Letícia Silva, campeã brasileira de futebol freestyle, que fará uma apresentação e ainda vai ministrar uma clínica de altinha (prática esportiva que consiste em manter uma bola no ar sem deixá-la cair no chão), às 11h. Durante o dia, das 10h às 17h, terá um pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol. Neste dia, as atividades serão gratuitas, pois serão realizadas no foyer do museu, inclusive, também, será gratuita a visitação a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”.

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas informa que as Bibliotecas Públicas de Bairro, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato,  Bosques de Leitura e Pontos de Leitura não abrirão nos dias 25, 26 (quinta e sexta-feira), e dia 27 (domingo), conforme Decreto Nº 63.111, de 29 de dezembro de 2023. 

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro.