Sorveteria aposta em “país sem corrupção” e acaba sem pagamento em 16% das vendas

Estabelecimento permitia que clientes se servissem e pagassem sem ajuda de funcionários

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma sorveteria de Santos, em São Paulo, decidiu apostar na honestidade de seus clientes e acabou no prejuízo. Permitindo que os clientes se servissem e deixassem o dinheiro em uma caixinha do lado de fora da loja, ficou sem pagamento para 16% das vendas. A informação é do ReclameAQUI Notícias

Quando ia comprar um sorvete na Alpi, o cliente se deparava com o aviso “A Alpi acredita em um País sem corrupção. Pegue seu sorvete e deposite o pagamento no caixa ao lado”. Embora houvesse funcionários nas lojas, eles estavam avisados para não impedirem que um cliente saísse sem pagar ao servir-se do freezer que continha o aviso.

A prática acontece principalmente em universidades. Na Universidade de São Paulo, existem “mesinhas” onde os próprios alunos deixam alimentos que fazem em casa ou compram, com cofrinhos ao lado para que outros alunos se sirvam. Segundo o ReclameAQUI, na Universidade Federal de Cornélio Procópio, no Paraná, onde foi realizada a mesma iniciativa, a taxa de calote foi de 2%.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney