Solicitação de passaporte poderá ser feita por agendamento pela internet

Polícia Federal facilita acesso ao passaporte por agendamento pela internet a partir desta sexta-feira (10)

Publicidade

SÃO PAULO – A solicitação do novo passaporte brasileiro poderá ser feita por meio de agendamento pela internet a partir desta sexta-feira (10).

Em São Paulo, a implantação do sistema será feita na superintendência regional localizada no bairro da Lapa e nos postos avançados situados nos shoppings Ibirapuera, Eldorado, ABC e Internacional Guarulhos.

A Polícia Federal realizou esta mudança visando prestar à população um serviço de maior eficiência e agilidade, possibilitando ao usuário agendar previamente o local e horário para dar entrada na documentação e colher os dados biométricos, evitando formação de filas, venda de lugares e espera no atendimento.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Procedimento

O interessado deve acessar o site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br) e localizar a opção “Passaporte – informações gerais e requerimento de passaporte – novo”. Em seguida, basta observar os documentos exigidos, preencher o requerimento com dados pessoais, imprimir a guia de recolhimento da taxa (R$ 156,07, que deverá ser paga nas agências bancárias antes do comparecimento nos locais de atendimento) e, assim, gerar o protocolo.

Deverá ainda retornar à página da Polícia Federal, acessar em “Agendamento – Novo Passaporte” o link “Agendar” e selecionar o local onde irá ser solicitado o passaporte.

O interessando deve escolher também o dia disponível, além do local. Caso não seja possível o comparecimento, o agendamento deverá ser previamente cancelado, para que outra pessoa possa ser atendida.

Continua depois da publicidade

Atendimento

A primeira data de atendimento para as pessoas que realizaram o agendamento será no dia 20 de agosto. Até o dia 17 de agosto, permanece funcionando o sistema de senhas na sede da Polícia Federal e nos postos dos shoppings.

O prazo para entrega do novo passaporte será de seis dias úteis na Sede da Polícia Federal e de dez dias úteis nos shoppings. A validade do novo documento continua de cinco anos.

As demais Delegacias da PF no Estado de São Paulo continuarão emitindo o modelo atual, por tempo indeterminado.

Outras localidades

O agendamento pela internet poderá ser feito, além do Estado de São Paulo, nas seguintes unidades federativas do País: