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FLORIANÓPOLIS – O big data, inteligência de análise de grandes quantidades de dados, é cada vez mais importante para todo tipo de empresa e precisa ser entendido como uma parte primordial do negócio, na opinião de Jaime de Paula, CEO e fundador da Neoway, empresa especializada neste tipo de tecnologia. “Dá para viver sem big data. Só não dá a hora que seu concorrente contratar. Porque ele vai passar de você”, disse de Paula durante o Data Driven, avento organizado pela sue empresa em Florianópolis na última semana.
Na opinião do executivo, todas as áreas de negócio precisam lidar com essa tecnologia para otimizar seus processos e melhorar a sua produtividade. “Você pode ter um escritório de advocacia, um consultório médico ou vender serviços para algum supermercado. Toda a área [de tecnologia] está passando pelo ‘coração’ chamado big data”, afirmou.
Ele lembrou que a quantidade de informação que é gerada no mundo é algo humanamente improcessável, por isso que a tecnologia precisa ser utilizada no processamento de todos os dados. “Temos que falar de inteligência. Ou seja, quando você organiza seus dados, gera informação e faz análises. Se você não entregar inteligência para o seu pessoal que está em campo a chance deles darem certo é muito pequena”, disse.
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Durante sua apresentação, de Paula mostrou o funcionamento do sistema com a análise de dados de empresas brasileiras. “O mercado b2b do Brasil hoje conta com 20 milhões de empresas ativas. Mas como ter tudo para todo mundo é o mesmo que não ter nada para ninguém, vou dar um exemplo”, disse. “Imagine que você quer vender produtos para supermercados. O sistema da Neoway mostra que existem 66 mil supermercados. Eles são listados aqui no programa. Você sabe quem é a empresa, quanto ela fatura, quantos funcionários ela tem, se ela tem veículo na base, se ela está fazendo uma obra, etc”, destacou.
O sistema pode filtrar ainda mais. “Digamos que você tenha uma empresa e queira vender plano de saúde para esses supermercados que tenham mais de 100 funcionários. O sistema mostra 3.140 empresas neste caso. E deste total, são 873 matrizes. Então se esse é o meu mercado, estas 873 matrizes são o seu alvo”, identificou.
Ainda com o sistema da Neoway, é possível usar o mapa e fazer uma “cerca” que mostre quantas empresas estão dentro daquela área.
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“Quando você seleciona um desses supermercados, o sistema cruza informações de mais de 3 mil fontes de dados, que permitem saber quando a empresa foi aberta, qual a localização, telefone, o seu capital social, o número de empregados. Além disso você tem acesso ao seu dado de faturamento por atividade e por funcionário naquela região. É possível até mesmo ver a evolução no quadro de funcionários por meio de um gráfico, e se ele está pagando ou não os impostos, o que é muito importante”, destacou o executivo.